MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

ANO NOVO: ESPERANÇA RENOVADA


Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. (Mt 2.13)


2007 já era! Agora é pensar em 2008. Nas expectativas para o próximo ano. O que se pretende realizar. O que deve ser corrigido, melhorado. Certamente sua mente já está trabalhando estas e outras questões. E dependendo das circunstâncias físicas e emocionais em que você se encontra, sua atitude pode ser otimista ou pessimista em relação ao ano que se aproxima.

Dizem que, certa feita, Albert Einstein disse: “Prefiro ser otimista e errar, a ser pessimista e acertar”. Certamente o pessimista terá uma porcentagem de acertos maior do que a porcentagem de erros do otimista. O pessimista está sempre em prejuízo. Diante de uma dificuldade, sofre duas vezes. Uma, por antecipação, e outra, após. O pessimista é um derrotado antes de sê-lo. Seus dias são sempre cinzentos. A vida não tem cor e o sol não tem brilho.

Quando José e Maria, em sonho, foram avisados de que Herodes procurava matar o filho deles, não hesitaram, fugiram. A fuga fora motivada pelo otimismo quanto às promessas de Deus em relação ao menino Jesus. Elas seriam plenamente cumpridas. Deus iria proteger e guardar o menino. O que de fato aconteceu. Jesus morreu no tempo determinado por Deus e não segundo a vontade de Satanás.

Quero desafiá-lo a começar o novo ano com otimismo. Não com esse arremedo de otimismo produzido pelos autores de auto-ajuda. E sim com o otimismo que se alimenta da esperança. Esperança que é certeza. Esperança que nos faz crer nas promessas divinas e nos leva a viver uma vida plena e exuberante. Esperança que nos dá a certeza de que o nosso Salvador nos aguarda na eternidade. Esperança que pode ser renovada a cada ano!
Ano Novo. Tempo de renovar a esperança. Portanto nosso desejo e oração é que “o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo”. (Rm 15.13).

Feliz Ano Novo a todos!
Rev. Ezequiel Luz

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

MENSAGENS NATALINAS DESTACAM CENTRALIDADE DO MENINO DA MANJEDOURA

PORTO ALEGRE – 21 de dezembro (ALC) – Em mensagem motivada pelo Natal, o presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Walter Altmann, propôs que no dia em que se comemora o nascimento de Cristo as festividades não contemplem somente a entrega de presentes, mas também a reflexão sobre o sentido desta data especial.

“Proponho que neste Natal tomemos algum tempo, antes de distribuir os presentes, na roda de família, em torno da árvore ou do presépio, para conversar sobre o sentido do Natal e fazer uma oração”, sublinhou Altmann.

A mensagem do pastor presidente lembra que mesmo tendo nascido despojado, relegado a uma estrebaria, Jesus “era, e ainda é, o centro do mundo”, proclamando o amor de Deus ao próximo e orientando toda a humanidade na busca pelo perdão, a reconciliação, a paz e a justiça. “Ainda que morto na cruz, aquele Menino vive, pois Jesus ressuscitou”, disse.

Ao recordar viagem que realizou a Belém, o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Samuel Kobia, disse que diante do muro que separa a Palestina de Israel, “olhando para os céus abertos sobre um mundo dividido”, ele refletiu a respeito da magnitude do canto dos anjos neste período de Natal: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”.

Kobia destacou, na mensagem natalina, a importância da Convocação Ecumênica Internacional pela Paz, organizada pelo CMI e agendada para 2011 sob o lema “Glória a Deus e Paz na Terra”. “Cremos que, como no canto dos anjos, estes dois sentimentos representam a harmonia espiritual”, assinalou.

O secretário-geral do CMI manifestou que o serviço de Cristo compromete a todos na busca por uma espiritualidade de resistência, enfrentando a espiral de violência que ameaça o planeta. Na perspectiva de Kobia, a revelação da glória de Deus guia as ações dos homens na busca pelo estabelecimento de “comunidades de plenitude, justiça e paz”.

Para a bispa presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos (Ecusa), Katharine Jefferts Schori, um dos principais méritos das celebrações natalinas está focado na ênfase às crianças e aos mais necessitados.

Na mensagem intitulada “olhos para ver e descobrir”, Schori enalteceu a importância da sociedade mirar a situação dos mais pobres, indefesos e marginalizados. “O grande marco da reflexão bíblica e teológica está relacionado com a descoberta de que Deus se preocupa com todos aqueles que não têm quem os ajude”, destacou.

Como desafio para 2008, a bispa convocou a todos aqueles que, na época do Natal, expressam olhares fraternos em relação ao próximo, a fazer com que esta “visão” natalina transforme a forma como tratam os irmãos também durante o resto do ano e em todos os anos vindouros.


------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org

CARTEIRO VIRA PAPAI NOEL E ALEGRA NATAL DE CRIANÇAS POBRES

SÃO LEOPOLDO, 21 de dezembro (ALC) – O Papai Noel que sai da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para entregar encomendas nas vilas de São Leopoldo leva na caminhonete dos Correios muitos brinquedos para meninos e meninas, mas também presentes nada comuns como próteses, cadeira de rodas e pilhas para aparelho auditivo.

Os pedidos vêm expressos em cartas distribuídas nas mais de cinco mil agências dos Correios do país, dirigidas ao Papai Noel, e que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) disponibiliza aos clientes e usuários dispostos a alegrar o Natal de quem, mesmo sem saber como, sonha em ganhar o presente dos seus desejos.

“O que mais pedem é bicicleta”, contou o funcionário da EBCT na Agência Unisinos, Marcelo Gomes da Silva, 29 anos, há seis anos na profissão e que já acompanhou o bom velinho na entrega de presentes nas vilas. “Funcionários disputam o papel de Papai Noel”, que fazem esse serviço de forma voluntária, revelou Marcelo.

Há mais de 20 anos, os Correios recebiam cartas nesta época do ano endereçadas ao Papai Noel e não sabiam o que fazer com elas. Carteiros liam os pedidos e, tocados, juntavam o dinheiro entre colegas e compravam brinquedos para atender a criançada. Em 1994, a EBCT transformou essa situação num projeto corporativo e deu início à campanha “Papai Noel dos Correios”.

Em 2005, a EBCT recebeu 395 mil cartas, e em 2006 esse volume aumentou para 501 mil. “A metade das cartas foram adotadas pelas pessoas” que doaram presentes, disse Marcelo. As agências disponibilizam as cartas das crianças para que pessoas possam escolher qual pedido podem e pretendem atender.

“Mesmo as crianças que não tiveram seu pedido atendido recebem uma carta resposta padrão dos Correios, uma mensagem de amor e de esperanças nesses tempos tão difíceis que vivemos”, contou Marcelo. A cada ano, no final de outubro, início de novembro, as agências começam a receber as cartas de crianças dirigidas ao Papai Noel e três semanas antes do Natal iniciam a distribuição dos presentes nas vilas.

Nesse período do ano o Correio tem um aumento de trabalho e ainda assim assume a tarefa de intermediar o pedido das crianças brasileiras por um presente no Natal. A empresa pública atende à sua função social e faz jus ao conceito de ser uma das instituições brasileiras mais confiáveis, afirmou o entrevistado.

Além do “Papai Noel dos Correios”, a EBCT desenvolve outros projetos sociais, recorrendo à logística que usa para sua atividade fim, como é o caso do aleitamento materno e a distribuição de livros didáticos.

------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org/

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A LUZ DO NATAL

“No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava”.
( Mt 2:9)


Gosto muito da movimentação desta época do ano, especialmente da decoração de Natal. Este ano a cidade de Dourados caprichou. As ruas do centro estão muito bonitas. Há uma profusão de luzes. Luz na rua, luz na loja, luz no mercado, luz no redondo, luz na igreja, luz nas casas,... Muitas luzes... Muito brilho...

Infelizmente, toda esta iluminação não têm causado o mesmo efeito da luz da estrela de Belém. Aquela luz levou os magos a encontrar Jesus. O brilho do nosso natal também deveria fazer o mesmo. Deveria levar o bêbado que esta na sarjeta a encontrar a libertação em Jesus. Deveria levar a criança que vive na rua a encontrar o abrigo dos braços de Jesus. Deveria levar a prostituta que vende seu corpo na Joaquim Teixeira Alves a encontrar o amor de Jesus. Deveria levar o travesti da Weimar GonçalvesTorres a encontrar o carinho da família de Jesus. Deveria levar o traficante a se arrepender diante do olhar de Jesus. Deveria levar a mulher traída pelo marido a encontrar o poder do perdão em Jesus. Deveria levar o cansado, o abatido, o deprimido, o angustiado, o desesperado a receber o alívio para alma que Jesus veio trazer.

A luz do verdadeiro Natal revela que um brilho novo e maravilhosamente diferente veio a este mundo envolto pelas trevas do pecado. Veio da manjedoura de Belém. Veio de um menino recém-nascido, aconchegado ao colo de Maria. Veio para tirar das trevas aquele que crê e levá-lo para o reino de sua maravilhosa luz.

Para você que é crente em Jesus ele afirma: “Vós sois a luz do mundo” (Mt.5:14). Nossa oração é que esta luz que brilha em seu coração realize o mesmo efeito da luz da estrela de Belém, isto é, que leve as pessoas a encontrar-se com Jesus.

Feliz Natal a todos!

Rev. Ezequiel Luz