MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

31 DE JULHO - 105 ANOS DEPOIS

“Andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres, (...) as quais lhe prestavam assistência com os seus bens”. (Lc 8.1-3)


Quinta-feira passada, na cidade de São Paulo, foi realizado um culto de consagração do “Edifício 31 de Julho”, nova sede da IPI do Brasil que fica na rua da Consolação, 2121. Quinta-feira, 31 de julho, inauguração do “Edifício 31 de Julho”. Dá para perceber que a data é muito significativa para este ramo do presbiterianismo brasileiro.

A data remonta ao ano de 1903, quando o Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil se reúne no templo da alameda dos Bambus, na capital paulista. Não havia acordo em torno de alguns assuntos, especialmente sobre a maçonaria que alguns rejeitavam outros aceitavam. O grupo que se opunha à convivência com a maçonaria dentro da igreja perdeu. Às 10 horas da noite do dia 31 de julho, Eduardo Carlos Pereira pede a palavra e se despede do Sínodo. “Tomou o chapéu. Desceu da tribuna e atravessou o recinto no meio do rumor que se erguia. Outros membros da minoria o foram acompanhando”. Foram para o templo da Rua 24 de maio, sete pastores e doze presbíteros, e, organizaram a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

Todo ano o “31 de julho” mexe com as emoções do povo presbiteriano independente. Depois das comemorações do primeiro centenário em 2003 a data adquiriu um novo prestigio. As igrejas locas se reúnem para uma semana de oração, recebem novos membros, levantam ofertas. Os presbitérios e sínodos promovem encontros com palestras, alguns com exposição de fotos e documentos. Tudo para que a data que não passe em branco. E agora, para trazer a memória tudo o que pode dar esperança, inaugura-se o “Edifício 31 de Julho”, sede do Escritório Central da IPI do Brasil.

Mas é preciso ressaltar que o “31 de julho” não deve apagar da memória a origem da Igreja Presbiteriana Independente que está calcada na reforma religiosa do século XVI e encabeçada João Calvino. Também não deve apagar o vínculo com a chegada do Rev. Ashbel Green Simonton ao Brasil no dia 12 de agosto de 1859, data do inicio do presbiterianismo em nosso país.
Portanto 105 anos depois o “31 de julho” chama os presbiterianos independentes a redescobrir a importância que seus pais espirituais davam à pregação da palavra, o lugar ocupado pela educação cristã e secular, e o orgulho da “igrejinha dos milagres” quanto à fidelidade na contribuição financeira. Depois de 105 anos a data ainda é símbolo da determinação de um povo cujo objetivo maior é glorificar a Deus.
Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Um comentário:

Anônimo disse...

è uma alegria saber que fomos alcançados com a Graça irestivel de Deus. É muito bom saber que esse mesmo Deus nos colocou dentro da IPI do Brasil. Graças a Deus pelo 31 de Julho.