MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A LEI SECA E A GRAÇA BARATA

“E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus” (2Co 6.1).

A “Lei Seca” completou um ano no dia 19 de junho. Ela tornou ilegal dirigir com concentração a partir de dois decigramas de álcool por litro de sangue (um chope). Além de multa de R$ 955, a lei prevê a perda do direito de dirigir e a retenção do veículo. A partir de 6 decigramas por litro (dois chopes), a punição será acrescida de prisão. A pena é de seis meses a três anos e é afiançável.

Mesmo sendo considerada uma das mais rígidas do mundo, a “Lei Seca” brasileira conta com o apoio maciço da sociedade civil. Um ano após entrar em vigor, a lei mostra resultados positivos que confirmam a importância de manter e intensificar a fiscalização de motoristas que dirigem embriagados. A Polícia Rodoviária Federal divulgou que, em um ano, o exame do bafômetro flagrou 14 mil motoristas embriagados ao longo dos 65 mil quilômetros de estradas federais Mas o número revela apenas os motoristas flagrados nas rodovias federais. Há ainda um contingente muito grande de motoristas que desafiam a lei dirigindo sob o efeito do álcool. Por coincidência não se envolveram em nenhum acidente e nem foram pegos pela fiscalização.

Paulo, no texto acima, usa a expressão “não recebais em vão a graça de Deus”. Ele escreve para um grupo que já havia aceitado a mensagem cristã, mas permitiram que outros ensinos entrassem no meio deles. Como isso a manifestação da graça não produzia os resultados esperados. A graça de Deus é gratuita, mas requer uma resposta positiva. O pastor e teólogo luterano Dietrich Bonhoeffer costumava dizer que a graça é de graça, mas não é barata. A graça é preciosa. Deus pagou um alto preço, o sangue de seu filho Jesus. Ele morreu para que nós não mais vivêssemos egoisticamente, mas para servir o outro (2Co5.15). Portanto receber a graça de Deus em vão é baratear a graça. É praticar o perdão sem arrependimento. É admitir a participação na Ceia do Senhor sem a confissão de pecados. Graça em vão é a graça em beneficio próprio, sem discipulado, sem a cruz, sem transformação, sem Jesus Cristo vivo e encarnado.

Amados, muitos não respeitam a chamada “Lei Seca” e colocam em riso a própria vida e de outros. Também muitos cristãos recebem em vão a graça de Deus e vivendo sob uma graça barata colocam em risco o próprio testemunho e o da Igreja de Cristo.



Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: