“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2Co 13.13).
Hoje, por exemplo, é um dos domingos mais importante dentro do calendário cristão. É o domingo da Santíssima Trindade. A doutrina da Trindade distingue o cristianismo das demais religiões. Como diz o teólogo Karl Barth, Trindade é o nome cristão para Deus. Ao contrário de outras celebrações, nesta não se apresenta as obras de Deus, mas o próprio Deus.
A Trindade é um mistério. Não encontramos este termo na Bíblia. Entretanto para compreender a beleza de Deus, seu nome, sua natureza, é preciso ouvir o que ele revela sobre si mesmo nas Escrituras. Elas ensinam que “na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade – Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo” (CFW, II, III). É difícil compreender este ensino, mas em relação à Trindade precisamos mais confiar do que entender.
Certamente você já ouviu inúmeras vezes o pastor encerrar o culto com a bênção apostólica. Esta bênção é a citação, com alguma adaptação, da segunda carta de Paulo aos Coríntios capítulo treze, verso treze. Mencionar o Pai, o Filho e o Espírito Santo era comum nos escritos de Paulo. Mas nesta passagem ele resume com uma só palavra a atividade de cada uma das três pessoas da Trindade a favor dos que crêem. Atividade de Deus o Filho é graça, uma das palavras mais ricas do Novo Testamento. Graça não é recompensa por boas obras, mas é uma dádiva que se recebe sem merecimento algum. Deus o Pai age por meio do amor. Amor que tem a mais alta expressão na Cruz, onde seu único filho é sacrificado para que tivéssemos vida eterna. Na Cruz Deus prova seu amor para com os homens (Rm 5.8). Por fim, Paulo usa a palavra comunhão para resumir a atividade de Deus o Espírito Santo. A presença, em nós e entre nós, gera a comunhão que nos une uns aos outros e nos une a Jesus e a Deus.
Portanto hoje é dia de celebrar com muita alegria o Deus da Trindade, que age em nosso favor através da graça, do amor e da comunhão. Ao nosso Deus Trino a glória e o louvor. Amém
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz
Rev. Ezequiel Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário