MEUS PARCEIROS

sábado, 2 de julho de 2011

GRATIDÃO

“Jesus disse: Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus”?(Lc 17.17,18)

A Bíblia ensina-nos a sermos gratos por todos os benefícios de Deus. Mesmo quando somos favorecidos por outras pessoas ou por uma circunstância da vida, devemos dar graças a Deus porque todo bem dele emana. A Bíblia recrimina toda sorte de ingratidão.

Paulo recomenda-nos não estabelecermos limites em nossas manifestações de gratidão a Deus, posto que é grande o seu amor para conosco (2Co 4.15) e roga que nossa gratidão não se esfrie, mas que aumente mais e mais (Cl 2.7). Contudo, a nossa gratidão deve ser consciente, manifestada em sinceras orações (Cl 4.1) para estimular os outros a serem agradecidos (1Co 14.16). As datas do mês convidam a dar graças a Deus: pela nossa igreja (31) e por toda a Comunidade Reformada (21); pelos dons que Deus nos dá (28) e pela oportunidade de usarmos para a sua glória (4); pela nossa capacidade de livremente pensar (14); pela natureza dadivosa que dele recebemos (17).

Paulo sempre agradecia a Deus pelos favores recebidos dos outros e pelas suas próprias conquistas. Ele era grato a Deus pela ação da igreja (2Co 9.11,12; 1Tm 2.1). Ele agradecia pelo alimento (1Tm 4.3), pelas vitórias (1Co 15.57) e pelos bons resultados obtidos (2Co 2.14). Sentimo-nos gratos a Deus pela vida daqueles que trabalham para a nossa segurança (2) (25); pela nossa saúde (16); pela nossa subsistência (16) (28), pela nossa locomoção (25). Na igreja, somos gratos por aqueles que lutaram (10) e sofreram (6) legando a nós a herança da fé cristã e por aqueles que nela continuam prestando o seu serviço (9) (13).

Enquanto a gratidão se opões à lista de vícios (Ef 5.4), a ingratidão dela faz parte (2Tm 3.2). Jesus foi sensível à atitude dos ingratos por ele beneficiados (Lc 17.17,18), mas deu-nos uma lição sobre o amor, ordenando-nos amar aos nossos inimigos, mesmo que sejam ingratos e maus (Lc 6.35). Partindo da comemoração do Dia da Amizade (20), defendendo o espírito de ajuda mútua (4) no meio de toda a população mundial (11) e, como estrangeiros, sejamos sempre gratos à terra que nos acolhe (25). Passemos todos os dias de nossa vida cantando com o apóstolo: “Agradecemos a Deus por amor incomparável”.

DIA
COMEMORAÇÃO
DIA
COMEMORAÇÃO
2
Bombeiro / Hospital
16
Comerciante / Comb. a Hepatite
4
Cooperativismo
17
Proteção às Florestas
6
1415 – Morre João Huss
20
Amizade
9
Diácono e Diaconisa
21
Aliança Mund. Ig. Reformadas
10
1509 – Nasce João Calvino
25
Colono / Motorista
11
População
28
Agricultor
13
Engº Sanitarista
31
108º Aniversário IPIB
14
Liberdade de Pensamento



Extraído da Agenda da IPI do Brasil 2011

Nenhum comentário: