MEUS PARCEIROS

quarta-feira, 1 de maio de 2013

TRABALHO: COOPERAÇÃO COM DEUS


 “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”. (Gênesis 2.15)

Maio, tradicionalmente dedicado à família, tem no primeiro dia um feriado mundial! É o Dia do Trabalhador! Festa com diversas atrações musicais no Brasil e em outros lugares do planeta manifestações, protestos contra a economia que arrocha os salários. Esse dia foi definido com o Dia Interacional do Trabalho em 1889, na Segunda Internacional Socialista reunida em Paris para marcar a luta pela redução da jornada de trabalho de 16 pra 8 horas. Muitos trabalhadores morreram em confronto com a polícia até que a jornada de 8 horas fosse reconhecida.

Às vezes esquecemos que o mundo, tal como o conhecemos hoje, não foi sempre assim. Esquecemos que cada direito que hoje usufruímos foram conquistados heroicamente. São conquistas que exigiram das gerações passadas muito sangue, suor e lágrimas. Os direitos e deveres que hoje regem as relações de trabalho no Brasil, e em boa parte do mundo, foram conquistados arduamente pela classe trabalhadora ao longo dos séculos.

Como cristãos precisamos de uma visão equilibrada sobre o trabalho. Muitos encaram sua atividade profissional como algo doloroso, penoso e necessário apenas para garantir a sobrevivência. Devemos, no entanto, ver o trabalho como cooperação com Deus, como ensina o falecido teólogo John Stott. Observando atentamente o relato bíblico sobre a criação, percebemos que Deus coloca o homem que ele havia criado para cuidar do jardim que plantara. Deus poderia cuidar do jardim sozinho, afinal foi ele quem o plantou. No entanto Deus se humilha para precisar da cooperação de Adão.

O trabalho torna-se penoso com a entrada do pecado. O egoísmo é que leva o homem a explorar o trabalho do seu próximo, pagando salários injustos, e negando direitos conquistados arduamente. Mas o trabalho é benção e não maldição. Deus nos convida a partilharmos do seu trabalho de implantação do Reino de Deus. Quando entendemos que estamos cooperando com Deus, o nosso trabalho passa a ser um privilégio.

Portanto, precisamos como Igreja de Jesus Cristo, agradecer a Deus pela oportunidade de cooperar com ele através do nosso trabalho e interceder para que a relações trabalhistas sejam cada vez mais justas. Também devemos agradecer a Deus pela família e interceder para que elas sejam alicerçadas nos valores do Reino de Deus propiciando as novas gerações condições de sempre buscarem melhores condições de vida e de trabalho digno.

Solo Dio Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: