“Estou
crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas
Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no
Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.19-20).
Manhã de quarta-feira,
dia 12 de junho. A Avenida Paulista e o centro de São Paulo amanheceram com as
marcas do vandalismo da noite terça-feira, dia 11. Manifestantes contra o
aumento da tarifa de ônibus entraram em confronto com a polícia. De um lado, gás pimenta, bombas de fumaça, tiros de
borracha. Do outro, rojões, pedras, garrafas e o que mais os manifestantes
achassem no caminho. Todos são unânimes quanto à legitimidade do movimento, mas
não conseguem entender os atos do vandalismo. Porque destruir o patrimônio público?
Será que a teologia cristã tem alguma resposta?
O
ser humano é inclinado ao mal por natureza, afirma a teologia cristã. Em um dos
documentos produzidos sob a influência da teologia reformada e calvinista, o
catecismo de Heidelberg, depois de uma pergunta sobre a Lei de Deus, diz: “Você
pode cumprir perfeitamente tudo isto” (a Lei)? A resposta a esta pergunta é: “Não.
Eu tenho uma tendência natural para odiar a Deus e ao meu próximo”. No dia da
manifestação na Avenida Paulista, um motorista resolveu jogar o carro em cima
dos manifestantes e atropelou dois deles. Esta atitude é própria do ser humano que
foi profundamente corrompido pelo pecado de Adão.
A
Igreja de hoje parece ter abandonado a doutrina sobre a total depravação do
homem. Os púlpitos não ensinam sobre a destruição que o pecado provocou e a
solução que Deus oferece em Cristo Jesus. Os púlpitos só falam em motivação
para vencer, para ter sucesso, para a prosperidade. Paulo, diz claramente que
teologia não é apenas teoria, mas está atrelada à vida. O apóstolo afirma que o
ser humano corrompido pelo pegado foi crucificado com Cristo e, Deus, mediante
o Espírito Santo, vivifica esse homem que passa a viver uma nova vida pela fé.
Esse
homem que por natureza tem uma inclinação para o mal, que sai destruído tudo ao
seu redor, que mata sem piedade, que comete as maiores atrocidades, só tem
solução se a Graça de Deus o alcançar e o Espírito Santo der-lhe nova vida.
Esta mensagem tem que ser proclamada pela igreja, que deve também orar para que
o Espírito de Deus aplique-a ao coração dos ouvintes. Assim teologia não será
apenas teoria, mas doutrina e vida.
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz
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