MEUS PARCEIROS

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ESPERANÇA E ALEGRIA

“Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Is 35.10).


Nelson Mandela, líder sul-africano, morto aos 95 anos, deixou um legado político de conciliação. Conseguiu derrubar o apartheid, governo racista que predominou na África do Sul de 1948 até 1994. Lutou para construir uma sociedade livre e democrática, onde todos pudessem viver em harmonia independente da cor, raça, religião, lugar de nascimento, posição social e que houvesse oportunidade igual para todos. Por esse ideal foi condenado e ficou preso durante 27 anos, onde sofreu toda sorte de privações e adquiriu uma tuberculose que lhe tirou a vida. Seu exemplo trouxe esperança e alegria ao seu povo bem como a todos os habitantes da terra.

Com o 3º Domingo de Advento, damos mais um passo em direção ao Natal. Até agora aprendemos lições importantes. Muitas delas de maneira dura, por meio de tristezas, decepções, sofrimentos e angústias. Experiências que marcaram nossa vida nos dando a sensação de que a alegria e a felicidade eram apenas lampejos de uma vaga lembrança.

Mas no belo texto de Isaias 35, o profeta, com uma linguagem poética, ilustra com as cores mais lindas que a natureza pode oferecer uma nova realidade. Fontes de água irromperão no deserto e as flores cobrirão as terras ressequidas. Olhos cegos serão abertos, ouvidos surdos serão desimpedidos, aleijados saltarão como a gazela e os mudos começarão a cantar. Uma estrada sagrada será construída. Nela ninguém que seja perigoso ou ameaçador poderá andar, mas somente o povo que o Eterno redimiu. O profeta está sinalizando para o estabelecimento do Reino de Deus a toda a humanidade.

Com o nascimento de Jesus Cristo o Reino de Deus foi definitivamente inaugurado. E nós, que vivemos hoje, temos o privilégio de olhar para a manjedoura e conhecer a riqueza de consolo que ela nos oferece. Importa-nos olhar para a visão do Reino de Deus e descobrir em nossa realidade as pistas para esperança e alegria. A vida de Mandela é uma dessas pistas que nos aponta a possibilidade do Reino. Ele morreu sem ver seus ideais totalmente concretizados. E nós aguardamos a implantação definitiva do Reino de paz e justiça inaugurado com o nascimento de Jesus.

A nossa realidade pode estar repleta de frustrações, sofrimentos, violências e tristezas. Mas se com fé olharmos para a visão do Reino descrita por Isaias, seremos encharcados de esperança e alegria. Amém!

Soli Deo Gloria

Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: