MEUS PARCEIROS

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

A NOSSA LISTA


“Serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, um diadema real na mão do teu Deus”. (Isaías 62.3).


Quem não se lembra do filme “A Lista de Schindler”. Considerado pela critica como o melhor filme do gênero. Uma história sobre Oskar Schindler, empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao emprega-los em sua empresa.

Temos também a nossa lista. Geralmente feita no ultimo dia do ano. Não é uma lista com nomes de pessoas a serem salvas, mas uma lista com situações negativas e positivas vividas durante o ano que se finda. A nossa lista, com certeza, inclui alegrias, vitórias, conquistas, momentos marcantes vividos durante o ano que se finda. Também tristezas, frustrações, angustias, sofrimentos e oportunidades perdidas. O que passou, passou. É preciso olhar para frente como diz o filósofo Soren Kierkergaard: "A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente”.

Antes de olhar para frente e seguir nosso rumo, precisamos olhar para trás extrair as lições do que passou. Reconhecer que falhamos em relação ao compromisso com Deus e com nossa família. Erramos como cônjuge, como pais e como filhos, como patrões e como empregados, como cidadãos, como amigos e irmãos. Este não é apenas um momento de reflexão sobre o passado, mas um tempo de arrependimento, de pedir perdão e perdoar, de aproximação e de reconciliação. O passado contém indícios de que o mesmo Deus que esteve conosco nos conduzindo na fé, continuará a nos guiar durante a caminhada do próximo ano.
A vida só pode ser vivida, olhando-se para frente. Talvez por isto que a cada final de ano nos deparamos com varias profecias, previsões e promessas sobre o que vai acontecer no ano que esta chegando. Mas estes prognósticos só trazem confusões àqueles que não sabem discernir entre o verdadeiro e o ilusório. Olhar para frente significa olhar para as promessas de Deus. Se estivermos nas mãos do Senhor seremos como um coroa de gloria, como um diadema real. Isto significa que submissos a sua palavra nossa vida irá refletir a grandeza e amor de Deus.

A nossa lista nos leva a olhar para trás. Mas olhando para frente descobrimos que temos um Deus em quem podemos confiar. Em Cristo Jesus, temos a garantia de que os erros do nosso passado serão perdoados. Temos também a garantia de o nosso futuro será abençoado. Portanto, no ano de 2019 todos nós, confiados na graça de Deus seremos como um diadema real, revelando a presença e a autoridade de Deus no mundo, mesmo vivendo sob o esteio ideológico contrário aos princípios e valores do Reino de Deus.

Com Fé, Esperança e Amor, Feliz 2019 a todos!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: