MEUS PARCEIROS

sábado, 17 de maio de 2025

LGBTFOBIA NÃO É OPINIÃO, É CRIME

 “Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.” (Jo 13.35).


Religião é um traço da cultura, é realização humana que molda nossas crenças sobre a vida, a morte, influencia nossa visão de mundo e comportamentos éticos e morais. Jesus não fundou uma religião. O cristianismo, como religião, se firmou no século IV com a iniciativa do Imperador Constantino e, mais tarde, foi designada religião oficial do império pelo Imperador Teodósio.

Escrevo este texto no dia 17 de maio, dia internacional de combate a lgbtfobia.  O ódio, o preconceito e a rejeição a pessoas com identidade sexual diferente é fomentada, sobretudo, pela religião cristã. O atual Papa, Leão XIV, afirmou que a família legitima é baseada na união entre homem e mulher. Esta fala machucou pessoas LGBT que professam a fé cristã e que tinham esperança que a igreja continuasse com a abertura iniciada pelo Papa Francisco.

Estou com os textos bíblicos do Calendário Cristão destinado ao 5º Domingo da Páscoa, dia 18. O Salmo 148 convida todas as pessoas a louvar a Deus. Apocalipse anuncia que o mar, morada dos poderes do mal, deixará de existir e uma nova humanidade surgirá com base no amor incondicional. Em Atos, Pedro relata que a Palavra de Deus, Jesus, foi recebida com alegria pelos gentios e a eles foi dado o dom do Espirito Santo. Por fim, temos no evangelho de João, Jesus dizendo que dava um novo mandamento aos seus discípulos. “Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros” (Jo 13.34).

Lgbtfobia não é opinião, é crime. Como discípulos de Jesus devemos amar como ele nos amou. O amor incondicional a todas as pessoas é uma alternativa ao projeto de opressão e morte oferecido pelos poderes desse mundo, inclusive pelo poder da religião cristã. Os verdadeiros discípulos de Jesus tem no amor uma marca distintiva.

Rev. Ezequiel Luz

Pastor

Nenhum comentário: