MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 25 de abril de 2008

PRECISA-SE DE LÍDERES

Se você saísse nas ruas perguntando: Qual é o melhor exemplo de líder que você conhece atualmente? Que nomes surgiriam nas respostas? Possivelmente teríamos João Paulo II, Bill Clinton, Kofi Annan, Hugo Chaves, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Bernardinho, Felipão, entre outros. Mas uma analise, ainda que superficial, sobre estes líderes ou outros, mostraria que eles seguem o modelo egocêntrico de liderança. Em outras palavras, a preocupação é ser o mais importante, é ser líder acima de tudo.

Parece que este tipo de liderança tem influenciado a igreja de nossos dias. Bastar uma rápida verificação sobre quem são os líderes evangélicos em destaque na mídia hoje, para se constatar que, infelizmente, eles também querem se destacar como os mais bem sucedidos, buscam os benefícios e privilégios da posição que possuem.

Por está razão precisamos recuperar o modelo bíblico de liderança. A Bíblia dá muitos exemplos de líderes, sendo que Jesus é o modelo para todos os líderes. Ele possuía poder, sabedoria e compreensão, mas sua liderança foi marcada pelo serviço. Jesus, através do seu ministério, exemplificou o que é liderar com o coração. Ele é um modelo do líder-servo. Mas será que as idéias de líder e de servo são compatíveis? Como se identifica um líder-servo?

No livro “Liderando Com O Coração”, Michel Mack, afirma que o líder acima de tudo, tenta naturalmente controlar as coisas e as pessoas, tomando decisões rápidas e dando ordens. Ele é impelido a liderar e tem uma relação de posse com a liderança, se acha dono dela. Também não gosta de reuniões com muitas pessoas, nem de conselhos e não sabe lidar com críticas. Sente-se ameaçado na sua posição. Já o servo acima de tudo, só assume a liderança se for a melhor maneira de servir o outro. Ele é chamado para servir e vê a liderança como um ato de amor e vez de domínio. Se encontrar uma pessoa melhor que ele como líder, divide a responsabilidade ou acha outra área para servir. Gosta de reuniões com várias pessoas, de conselhos e é aberto a criticas. A opinião de outros o ajuda a servir melhor.

Como se vê precisamos urgentemente de líderes, de líderes-servos! Homens e mulheres segundo o coração de Deus! Cristãos convictos de que foram chamados para anunciar o grande amor de Deus que liberta o homem da escuridão (1Pd 2.9). Cristão dispostos a liderar pessoas ajudando-as a encontrar o seu melhor em Jesus. Cristãos que tenham um coração voltado para Deus, cheio de humildade e desejo de servir. Cristãos que queiram ser modelo para outras pessoas.

Precisa-se de líderes! Você pode preencher uma das vagas. Quer se candidatar?


Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: