MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A CRISE DO GRAMPO

"Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons". (Provérbios 15:3)


Desde que a revista Veja divulgou o diálogo grampeado entre o Senador Demóstenes Torres (DEM, GO) e o Presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes que não se fala em outra coisa. Uma crise se instalou no governo e derrubou a cúpula da Agência Brasileira de Informação (Abin) e, também, provocou uma disputa entre este órgão e a Policia Federal. Quem fez o grampo? Com autorização de quem? Os aparelhos que a Abin possui podem ou não fazer interceptações telefônicas? Por lei, a agência é proibida de fazer grampos. Então o grampo foi ilegal? Estas são as perguntas que os parlamentares estão fazendo. Ninguém mais está preocupado com a Operação Satiagraha em que a Polícia Federal, após quatro anos de investigação usando grampos telefônicos, prendeu o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas. Todos acusados de desvio de verbas públicas e crimes financeiros.

Possivelmente a sociedade ficará sem respostas sobre o escândalo das privatizações, do mensalão e sobre quem pode grampear quem e por quê? Não teremos a “firmeza da verdade”, significado em sânscrito da palavra satiagraha. Uma coisa já se sabe. Todas as autoridades, políticos, funcionários públicos, executivos não estão livres do grampo. Até nós, simples mortais, podemos ter nossos telefones grampeados. Basta fazer uma pesquisa na internet para descobrir que qualquer pessoa pode adquirir aparelhos com tecnologia para interceptar conversas telefônicas e e-mails.

Diante desse quadro a pergunta que se faz é quem tem medo do grampo? Você tem medo de ter suas conversas interceptadas? Eu não tenho. Quem quiser me grampear, fique a vontade. Não tenho segredos a esconder. Quem tem medo pode conseguir evitar o grampo comprando aparelhos que bloqueiam a interceptação.

Mas há um grampo do qual ninguém escapa. A Bíblia ensina claramente que diante dos olhos do Senhor estão todos os seres humanos. Ele vê tudo o que fazemos e ouve tudo o que falamos. Você pode estar em qualquer lugar, falando ao telefone, ou navegando na internet que ele vê e ouve tudo. Deus vê o que acontece em toda parte; ele está observando a todos, tanto os bons como os maus. Você pode se livrar do grampo dos homens. Pode tomar todos os cuidados para que ninguém descubra o que você está fazendo. Mas lembre-se do que Jesus disse: “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido” (Lc 12:2).
Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: