MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8:32)


Um dos fatos históricos mais importantes para o nosso país é a Independência do Brasil. Assim denomina-se o processo que culminou com a emancipação política do Brasil do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data adotada é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio chamado "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo). Segundo a história oficial, o Príncipe Regente D. Pedro, em viagem de Santos para São Paulo, recebeu uma carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte criada por ele e exigia sua volta imediata para a metrópole. Diante dessa notícia, puxou a espada e bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal só reconheceu a independência do Brasil depois do pagamento de 2 milhões de libras esterlinas, pagos através de um empréstimo disponibilizado pela a Inglaterra.

Hoje, 186 anos depois nosso país experimenta avanços tecnológicos que geram bens de consumo facilitadores do nosso dia-a-dia. Passa por reformas sociais e políticas que trazem mais liberdade de expressão. Rompe com paradigmas e tabus introduzindo a vida de maneira mais racional, sem as algemas do misticismo e da superstição. Tudo isto somado, traz conforto e alívio para a consciência do povo brasileiro.

Diante de todas estas conquistas, poderíamos concluir que hoje o brasileiro encontrou a verdadeira libertação, encontrou o sentido para viver. Entretanto é enganoso afirmar que conquistas humanistas trarão ao homem a verdadeira libertação. Apesar de vivermos em tempos de facilidades jamais vividas na história da humanidade, permanecem ainda os mesmos empecilhos que por gerações vêm assolando as pessoas: o medo, a angústia, a solidão, a tristeza, a depressão, a exaustão.

Para encontrar a verdadeira libertação é preciso recorrer a alguém que, fora deste pacote pós-moderno em que vivemos, poderá nos resgatar e libertar. Esse alguém é Jesus Cristo. Ele disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Eu sou o Caminho; a Verdade e a Vida”. Somente em Jesus há verdadeira libertação.




Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: