MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O GRANDE REI DO UNIVERSO

“E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja” (Ef 1.22).

Hoje é Domingo. Dentro do Calendário Cristão é o último do ano eclesiástico e dedicado a Cristo como Rei do Universo. Dia em que os filhos de Deus se reúnem na casa do Pai para mais uma vez, segundo o ensino calvinista, ouvirem diligentemente e com espírito de obediência a Palavra de Deus. Hoje é um dia especial, pois marca o encerramento de um período e indica que um novo período se abre diante de cada um de nós. Dia para expressarmos nossa gratidão pela bênção da graça e do domínio de Deus.

O apóstolo Paulo, no inicio da carta aos Efésios, faz uma oração de louvor e fala do propósito de Deus de colocar todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo. Depois, agradece pela vida dos seus leitores e pede que eles tenham um conhecimento mais profundo de Deus. Termina o primeiro capítulo falando da grandeza do poder de Deus que ressuscitou a Cristo e lhe conferiu autoridade sobre todo o universo.

A glorificação de Jesus, através da ressurreição, foi o evento que o colocou acima de todas as coisas. Paulo conduz seus leitores a perceberem que Jesus Cristo ocupa uma posição acima de todos os poderes e domínios, sejam eles terrenos ou espirituais, no presente ou no futuro. Jesus é superior a todo governo ou autoridade humana ou angelical agora e para todo o sempre. Isto significa domínio universal sobre toda a criação.

O autor aos Hebreus nos lembra que no presente esse domínio ainda não é percebido (2.8). Ainda que a autoridade universal pertença a Cristo, ele ainda não a exerce de modo pleno. Por esta razão vivemos em um tempo marcado pela violência, injustiça, fome, miséria e por tudo que afronta a vontade de Deus. Mas Paulo também ensina que esse Jesus que detém todo o domínio e autoridade foi dado a Igreja. Não somente para o seu próprio beneficio, mas, sobretudo para que através dela sinais da presença do Reino de Deus fossem viabilizados.

Portanto hoje é também um dia apropriado para refletirmos sobre a ação da Igreja. Ela tem uma grande responsabilidade. A autoridade de Cristo, como Rei do Universo, existe para o serviço ao próximo. A igreja, com sua prática, deve deixar claro que o Cristo Rei do Universo já veio. Seu Reino ainda não se estabeleceu definitivamente, mas caminha para a sua realização plena.

Assim cremos, Assim esperamos! Amém!



Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: