MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

EMBELEZAMENTO DO CARÁTER

“Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre” (1Co 9.25).

O número de clínicas e profissionais relacionados à beleza e boa forma cresce a cada dia. É comum ouvirmos termos como estética facial, estética corporal, lipoaspiração, prótese de silicone, botox, bioplastia, peeling, drenagem linfática, mesoterapia. E isto sem falar nos termos usados pelas academias para designar os vários tipos de exercícios físicos. Este arsenal de recursos de embelezamento atrai mulheres – em maior número – e muitos homens. Diante disso podemos supor que ninguém está contente com sua aparência física. No entanto, alguns cirurgiões plásticos dizem que muitos de seus pacientes precisam mais de uma orientação psicológica do que uma cirurgia plástica.

Se por um lado há uma preocupação acentuada com a aparência física, o mesmo não se pode dizer sobre o caráter. Vivemos uma época de liberalismo, licenciosidade, permissividade sem precedentes. Programas como o Big Brother são exemplos do tempo de frouxidão ética e moral que estamos vivendo. Os padrões éticos em todos os segmentos da sociedade são afetados, inclusive a igreja. Muitas delas, tragadas pelo individualismo, centram suas pregações no bem estar do homem. Pregam um evangelho de ofertas e de facilidades diferente dos padrões bíblicos.

A Bíblia fala de Absalão, o homem mais bonito de Israel: “da planta do pé ao alto da cabeça não havia nele defeito algum” (2 Sm 14.25). Fisicamente perfeito, mas moralmente horrível. Armou uma emboscada para assassinar próprio irmão Amnon, liderou uma revolta que destronou o pai e coabitou ostensivamente com dez concubinas de seu pai Davi.
Com o pecado perdemos a beleza do nosso caráter. Somente em Cristo é possível recuperá-la mediante a regeneração e santificação. Na regeneração, Deus opera uma transformação radical, em virtude da qual nos tornamos novas criaturas. Na santificação, Deus continua a operar em nós, estimulando-nos a cumprir os novos e santos desejos.

Paulo fundou a igreja de Corinto durante a segunda viagem missionária. Entre os que se converteram alguns eram imorais, idólatras, adúlteros, ladrões, avarentos, beberrões, difamadores e marginais. Mas foram lavados, santificados e justificados (I Co 6:9-11). Em outras palavras, eles passaram por um tratamento de embelezamento do caráter. Paulo adverte da necessidade deles continuarem o tratamento aguentando o exercício duro de conviver em um mundo corroído sem se corromper. O embelezamento do caráter não é feito nas clínicas de estéticas e nem por profissionais especializados. É feito no dia-a-dia por Jesus Cristo, que através do Espírito Santo nos estimula a continuar firmes na carreira cristã que nos foi proposta.
Amados, precisamos voltar a valorizar o que de fato tem valor e a rejeitar o que não tem nenhum valor!
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: