MEUS PARCEIROS

sábado, 25 de abril de 2009

AINDA DISCUTINDO A RELAÇÃO

“Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt 11.30)

Semana passada, usamos o espaço desta pastoral para discutir a relação – a nossa relação com a igreja. Como faço toda a semana, enviei o texto para todos os meus contatos de e-mail. Entre as repostas que recebi uma foi do meu colega Rev. Antonio Faria dizendo que concordava comigo. Respondi: “Obrigado caro colega! Que Deus nos abençoe e nos ajude, no meio de tanta confusão, a reencontrar a igreja de Cristo”. Cliquei enviar e o e-mail foi. Foi, mas ficou. Ficou na minha mente. A expressão “reencontrar a igreja de Cristo” não me largava. Durante todo o dia e parte da noite esta frase foi como uma luz que piscava sem parar em minha cabeça. Reencontrar por quê? Reencontrar onde? Reencontra como?
No dia seguinte conversando com um colega de trabalho ele me confessou que o relacionamento com a igreja tem prejudicado o seu relacionamento com Deus. E foi mais longe ao dizer que a maioria dos crentes confunde a igreja com Deus. Ao se decepcionarem com a igreja, afirmam para todo mundo que estão decepcionados com Deus. Isto acontece porque muitos no afã de servirem a Deus acabam servindo a homens, a caprichos de lideres carismáticos ou autoritários. Esse serviço que deveria ser espontâneo, alegre, prazeroso se torna um peso. Essa conversa fez me entender que de fato perdemos a igreja de Cristo. Precisamos urgentemente reencontra-la.
Nas Escrituras nos deparamos com Jesus convidando a todos os que estavam sobrecarregados a serem seus seguidores a aprenderem com ele. O que é que as pessoas do tempo de Jesus carregavam e que era tão pesado? Estudando Mateus 11.28-30 dentro do seu contexto, descobrimos que o julgo e o fardo eram as leis que lideres religiosos da época colocavam sobre o povo como caminho para a salvação. Jesus afirma que os deveres que ele exige dos discípulos são fáceis. Que a carga que ele coloca sobre os seus seguidores é leve. Em outras palavras o evangelho de Jesus tem a simplicidade como marca. Simplicidade que se perde toda vez que a igreja se massifica. Sendo a maioria, ao invés de transformar a sociedade com sua simplicidade e moldada pela arrogância da mesma.
Ao discutir a nossa relação com a igreja, temos que também levar em conta a atitude de homens como João Calvino. Antes de morrer, expressou seu desejo de ser sepultado na maneira usual. Nenhuma pedra ou lápide foi colocada no lugar onde ele foi sepultado. Hoje ninguém sabe dizer o local onde seu corpo foi enterrado. Mas este extraordinário servo de Deus, com sua humildade e simplicidade, deixou-nos idéias e uma vasta obra que até hoje continuam vivas. Tudo porque decidiu viver sob o lema: Soli Deo Gloria, isto é, glória somente a Deus. No relacionamento com a igreja a única coisa que importa é que Deus seja glorificado. Amém!


Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: