MEUS PARCEIROS

sábado, 25 de julho de 2009

PRECISA-SE DE PROFETAS

Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz. (Pv 29.18)

Domingo após o culto fomos a uma pizzaria. Um garçom negro com aparecia bem jovem nos atendeu com muita presteza. Quando a pizza chegou perguntei-lhe:
─ Quantos anos você tem?
─ Quatorze, Senhor!
─ Mas você é muito jovem. Você pode trabalhar?
─ Eu trabalho aqui como aprendiz.
­─ Mas é domingo e já passa das 10 horas.
─ Eu sei Senhor, mas eu preciso do emprego.
Ele serviu a pizza! Comemos enquanto falávamos sobre o culto. Fechamos a conta e na hora de sair cumprimentei o jovem garçom e disse:
─ Tudo bem! Você pode trabalhar, mas estuda.
─ Claro Senhor. Estou cursando o primeiro ano do ensino médio e quero fazer medicina.
─ Ótimo, meu rapaz. Coragem! Vá em frente e estude bastante.
No caminho para casa comentei com os meus filhos sobre a atitude do garçom. Lembramos de um documentário exibido na TV onde um jovem com doze anos disse ao repórter que queria ser traficante quando crescesse. Então comentei com minha família. Os dois são pobres e têm um alvo na vida. Qual deles tem mais chance de realizar o sonho?
Para um mundo totalmente injusto somos chamados a profetizar. No entanto hoje temos louvor profético, dança profética, cobertura profética, identidade profética, ato profético, ministério profético, mas não se conhece o que é ser profeta. Na Bíblia profeta não é aquele que adivinha o futuro, mas aquele que, movido por uma experiência espiritual, discerne os desígnios de Deus para o povo. O profetismo bíblico surgiu com Samuel e se destacou com Elias e Eliseu. Porém, foi no século VIII a.C. com Amós, Oséias, Isaías, Miquéias, que ele mais se sobressaiu. Depois a profecia passou por um período de profundo declínio, até que na plenitude dos tempos apareceu o profeta da esperança, da justiça, da graça de Deus, chamado Jesus de Nazaré.
Ao estudarmos a vida dos profetas, observamos que, orientados por Deus agiam com coragem e denunciavam a injustiça, a corrupção, o pecado de quem quer que fosse. Sem a orientação de Deus, sem profecia o povo se corrompe. Para uma sociedade que facilita o caminho de um jovem que quer ser traficante e impede que outro realize o sonho de ser médico, precisamos de coragem profética. Precisamos dizer que tal sociedade está debaixo da ira de Deus. Precisamos chamá-la ao arrependimento e a corrigir o seu caminho.
Que o Senhor nos dê profetas! Amém!

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Ilustração: Escultura do profeta Amós de Aleijadinho.

Nenhum comentário: