MEUS PARCEIROS

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O CAMELO, A AGULHA E A GRAÇA

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus (Mc 10.25)

Um homem procura Jesus e ao encontrá-lo se ajoelha e pergunta sobre o que tinha que fazer para conseguir a vida eterna. A pergunta era sincera. Havia nela uma preocupação real com a salvação. Jesus olha para o homem com muito amor e responde: “Só tem uma coisa para você fazer. Vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga”. O homem virou as costas e foi embora triste porque tinha muitos bens. Foi neste contexto que Jesus fez a afirmação acima.

Quantas interpretações diferentes você já ouviu sobre esse texto? A maioria deixa de lado o rico e se preocupa com o significado de camelo e de agulha. Para resolver o que parece um paradoxo, alguns ensinam que o texto não foi traduzido corretamente. No grego as palavras camelo e corda se parecem. Algum copista confundiu os termos e colocou camelo no lugar de corda. Então ficaria assim: “é mais fácil passar uma corda pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”. Outros ainda ensinam que no muro da cidade de Jerusalém havia uma pequena porta chamada fundo de agulha. Os comerciantes retardatários não podiam entrar com seus camelos porque a porta principal era fechada à noite. Então deixavam os camelos do lado de fora e, de joelhos passavam por essa porta pequena. Essas duas interpretações resolvem o paradoxo, mas deixam de lado o que de fato Jesus queria ensinar aos seus discípulos. Jesus faz uso de uma expressão proverbial, de uma linguagem figurada, exagerada para mostrar quão difícil seria para alguém apegado aos bens materiais entrar no Reino de Deus.

Jesus afirma: “Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” (Lc 12.34). Todos nos precisamos perguntar sobre as riquezas que ocupam o nosso coração. Esta é também a pergunta dos discípulos: “Então, quem é que pode se salvar?” Ao que Jesus respondeu que para os homens era impossível, mas para Deus tudo é possível.

No coração do homem, seja rico ou pobre, bom ou injusto, saudável ou doente, não há espaço para salvação. Sendo assim é impossível para homem entrar no Reino de Deus. Mas para Deus tudo é possível. Ao morrer na cruz em nosso lugar Jesus tornou possível o que era impossível, razoável o que era paradoxo. É a maravilhosa graça de Jesus que torna possível a entrada do homem no Reino de Deus.



Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: