MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 5 de março de 2010

SOU O QUE SOU

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. (1Co 15.10)



Você já reparou que, de uns anos para cá, aumentam no mercado a quantidade de livros de autojuda? Estes livros ensinam que o ser humano pode alcançar tudo o que quiser, a partir de uma visão mental positiva. Basta treinar a mente a pensar, a ver os sonhos sendo realizados. Animado por esta imagem mental, deve-se trabalhar com afinco que tudo acontecerá como imaginado. Alguns destes ensinamentos podem até produzir resultados pessoais. Mas são como flores lindas e perfumadas colocadas no vaso mental. Encantam por um momento, mas com o passar dos dias vão murchando e secando sem produzir os frutos desejados. Ensinos fantasiosos que estimulam a autossuficiência, autorrealização humana, sem levar em conta que o ser humano é limitado aos limites que Deus colocou em cada um.

O patriarca Abraão obedeceu ao chamado e creu na promessa de Deus sobre a terra e sobre a nação que seria construída através da descendência de sua família. Abraão foi o homem que foi por causa da graça de Deus. Pela mesma razão o apostolo Paulo, homem culto e treinado na melhor escola de sua época, afirma, sem nenhum constrangimento, “pela graça de Deus, sou o que sou”. Com esta afirmação ele derruba as pretensões vaidosas de que independente de Deus, o homem pode conseguir e realizar tudo o quiser.

Dentro do calendário cristão nós estamos na quaresma. Um tempo para a reflexão, meditação e arrependimento. Aproveite esse tempo para refletir sobre onde sua confiança é depositada. Se você colocá-la na suficiência de Deus e agir com base nesta afirmação, “sou o que sou pela graça de Deus”, uma nova realidade surgirá em sua vida. O orgulho será destronado, e no seu trono interior assentará a humildade. As boas novas do Evangelho vão desfazer as imagens ilusórias e pretensiosas, e no lugar delas surgirá a alegre esperança de vida abundante em Jesus. Seus sonhos serão edificados na rocha eterna, Jesus, dando-lhe a firmeza e consistência que nenhum “guru” moderno ou bem sucedido escritor conseguiria com a areia movediça e traiçoeira de suas ficções literárias.

Eu e você somos um milagre de Deus. Somos o que somos pela graça de Deus!




Soli Deo Glória
Rev. Ezequiel luz




Nenhum comentário: