MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DEUS CUIDA DE NÓS

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará (Salmo 23.1)


Sou urbano. Nasci e me criei na cidade. Jamais tive interesse no processo de criação de cavalo, vaca, carneiro, porco, galinha. A noção mínima que possuía vinha da televisão. Mas minha esposa foi criada na roça. Cresceu em meio à lavoura e criação de animais. Por causa dela, tive a oportunidade de acompanhar a maneira como sua família lidava com a criação de animais. Por exemplo, meu sogro sempre apreciou a carne de ovinos. Criava-os com muito cuidado. Dava-lhes a melhor ração, colocava-os em lugar seguro e solicitava com frenquencia a visita do veterinário para avaliar a saúde dos carneiros (macho), ovelhas (fêmeas) e cordeiros (filhotes). Acredito que se dependesse da ovinocultura para sobreviver, também cuidaria com muito zelo esses animais.

Entretanto Deus não depende de nós para existir. Sua existência independe da nossa. Deus não precisa de louvor, adoração, culto, ofertas para ser Deus. Mesmo que não houvesse seres humanos e igreja Deus continuaria sendo Deus. Mas apesar disso ele escolheu relacionar-se com os seres humanos e decidiu fazer desse relacionamento a menina dos seus olhos. Relacionar-se com os homens é tão importante para Deus que ele não mede esforças para manter ou restaurar esse relacionamento. O ponto máximo desse esforço custou o sacrifício de Jesus na cruz. Com este sacrifício o relacionamento entre Deus e o homem, corrompido pelo pecado, foi restaurado.

A tradição judaica atribui ao Rei Davi a composição do Salmo 23. Nesta oração, em forma de poema, Davi fala de momentos bons e ruins. Fala de pastos verdejantes e águas tranqüilas, mas fala também, de vale da sombra da morte e de inimigos. O surpreendente é que nos momentos bons ou ruins, O pastor, aquele que cuida das ovelhas, estará sempre presente. A Bíblia usa com freqüência a figura do pastor e as ovelhas para referir-se ao relacionamento entre Deus e o seu povo. Deus não promete solução para todos os nossos problemas. Promete esta conosco em todos os momentos da nossa existência, amparando, consolando, confortando e ajudando-nos a enfrentar cada um dos obstáculos de nossa caminhada.

Portanto, no relacionamento com Deus, não deveria ser difícil portar-se como ovelha obediente. Assim como o pastor de ovelhas se preocupa com cada um dos animais sob os seus cuidados e procura dar-lhes o melhor, Deus também quer cuidar de cada um de nós em todo o tempo, nos momentos bons e nos momentos ruins, dando-nos o sempre o melhor tratamento.
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: