MEUS PARCEIROS

terça-feira, 11 de maio de 2010

DEUS TAMBÉM É MÃE

“Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” (Is 49.15)

A devolução das crianças entregues às famílias erradas ao nascerem deixou muita gente perplexa. As duas mães choraram muito na hora de destrocar as crianças. A confusão aconteceu em uma maternidade de Goiânia. Os dois bebês, do sexo masculino, nasceram na noite de 25 de março do ano passado. A troca foi descoberta depois que o casamento de Queila dos Santos Fagundes, uma das mães, acabou. Alguns meses após o parto, o marido pediu divórcio desconfiado de traição, já que o filho não era parecido com ninguém da família. Mesmo depois da separação a desconfiança continuou por parte da família do ex-marido. Queila resolveu fazer um exame de DNA. Os exames confirmaram que o menino não era filho dele e nem dela. O caso foi parar na polícia. A investigação levou à Elaine Gomes de Oliveira, a outra mãe com o filho trocado. Depois de muita negociação, na segunda-feira, dia 3, aconteceu a destroca dos filhos.

Diante desse drama uma pergunta veio a minha mente. Qual das crianças essas mães amarão mais? Aquela que elas acalentaram durante mais de um ano como filho ou a que elas têm agora nos braços? Difícil responder. Mãe tem uma disposição enorme para amar, seja o filho gerado de seu ventre ou de outro, seja saudável ou portador de deficiência. Esse amor de mãe leva-me a pensar na maravilha que é o amor de Deus por nós. O criador não é somente Pai, mas é também mãe.

A Bíblia se utiliza de muitas características humanas para revelar a Deus de forma compreensível. Mas, “Deus é espírito” (Jo 4.24) e portanto não possui sexo. Nossa formação cristã, culturalmente delineada, construiu uma imagem masculina de Deus. A Bíblia afirma que Deus é Pai, é Rei, é Senhor, mas há também expressões femininas. Por exemplo, a que diz que Deus grita como uma parturiente. O profeta afirma que mesmo que fosse possível a uma mãe esquecer-se do filho que ainda mama, todavia Deus não se esquece dos seus filhos (Is 42.14b e Is 49.15). São textos que revelam o lado materno de Deus.

Agradeço a Deus pela mãe que tenho e por nunca ter me faltado seu amor e amizade. A comemoração do Dia das Mães é sempre lembrada no seio da família. Os filhos reúnem-se para almoçar com aquela que é considerada a rainha do lar. As famílias com filhos destrocados comemoram juntas o Dia das Mães com um churrasco. Em meio às comemorações devemos recordar que Maria é mãe, mas só em Jesus, o Filho, há remissão de pecados. Todos os redimidos formam uma família numerosa, onde Deus é Pai e Mãe de todos.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: