MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 16 de julho de 2010

IGREJA EM DEFESA DA MULHER

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (Gn 1.27)

Primeiro fomos surpreendidos com as notícias sobre o desaparecimento, em 23 de maio, da advogada Mércia Nakasshima, encontrada morta no dia 11 de junho em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. Exames comprovaram que ela levou um tiro no rosto antes de morrer. O principal suspeito é o ex-namorado Mizael Bispo dos Santos. Depois veio a noticia sobre o desaparecimento da estudante Eliza Samudio e dos fortes indícios de que ela teria sido agredida violentamente e morta por estrangulamento. A polícia suspeita do envolvimento do goleiro Bruno do Flamengo, com quem Eliza mantinha um relacionamento amoroso.

Estes dois casos, amplamente explorados pela mídia, revelam a violência contra a mulher. Mas existem muitos outros não divulgados. Um estudo do Instituto Zangari, denominado Mapa da Violência no Brasil 2010, afirma que dez mulheres são mortas por dia no Brasil. Mesmo produzindo avanços como a criação da Delegacia da Mulher e da lei Maria da Penha a sociedade brasileira tem obrigação de buscar soluções para tamanha violência.

Entendo que entre as possíveis causas duas se destacam. A cultura machista que ainda predomina na maioria das famílias. Filhos são criados com a noção de que podem fazer o que querem simplesmente por que são do sexo masculino. A outra é a impunidade. Muitas mulheres se calam e não denunciam a violência de que são vítimas, por medo de perderem o amparo econômico e de sofrerem mais violência ainda.

A igreja, principalmente a protestante, tem que dar uma resposta à sociedade. Esta resposta deve incluir apoio concreto aos movimentos de combate a violência contra a mulher. Também deve incluir o combate ao machismo dentro da própria igreja. Há pastores que, no trabalho de aconselhamento de casais, dão razão ao marido só porque ele é o homem da casa e a mulher deve-lhe submissão. Para dar uma resposta com autoridade e amparar a mulher vítima de violência, a igreja não pode tolerar interpretações literais e machistas da Bíblia. O princípio bíblico é que o papel do homem e da mulher no lar deve ser mediado pelo amor. Além disso, homem e mulher são criaturas de Deus, criados a sua imagem e semelhança. A igreja precisa entender que qualquer ato de violência contra a mulher, profana uma obra sagrada da criação, sendo por isto um grave pecado.

Como igreja, temos a função profética de denunciar e protestar contra todo e qualquer ato de violência contra a mulher. Não podemos nos calar diante dessa realidade dolorosa.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu namorei um pastor da IPI que nas brigas onde se sentia ofendido ou acuado me agredia fisicamente, além das agressões verbais, e psicológicas durante todo o namoro. E sempre tudo foi culpa minha, pois se eu não reclamasse das coisas erradas que ele fazia, não seria agredida, pois a desculpa dele sempre foi esta, pois eu teria que ser submissa a ele. Achei muito bom o texto, mas sei que por detras dos líderes muita coisa obscura acontece.

ClikLuz disse...

Lamento muito que isso tenha acontecido com você! Se já é inaceitável um homem agridir a uma mulher, quanto mais um pastor. Acredito que tanto a mulher agredida quanto o homem agressor precisam de ajuda. Para isso os dois precisam romper a barreira do silêncio.