MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O CASO BRUNO E O TEMOR DO SENHOR

O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte. (Provérbios 14.27)



Desde o mês passado, a sociedade brasileira e, principalmente, a torcida do Flamengo, se angustia com as notícias do possível envolvimento do goleiro Bruno Fernandes de Souza no sequestro, morte e ocultação do corpo da estudante Eliza Samudio, tida como ex-amante do goleiro. Para a polícia, mesmo não encontrando o corpo da estudante, há fortes indícios de que Bruno, auxiliado por amigos e familiares, matou a moça com requinte de crueldade e sumiu com o corpo.

O caso ganhou manchetes nas principais revistas e jornais brasileiros e na imprensa internacional. O que muitos não conseguem entender é como um jovem bem sucedido, com um salário em torno de R$ 200.000,00 por mês, com futuro promissor no futebol, inclusive com chances de defender o Brasil na copa do mundo de 2014, se envolve num crime tão bárbaro. Alguns acham que a família desestruturada contribuiu para a formação do histórico de inclinação para orgia, violência e traição do goleiro. Outras entendem que o fato de ser de origem humilde e ter obtido sucesso muito rápido é suficiente para levá-lo a fazer qualquer coisa como forma de proteger sua nova condição social. Outros entendem que faltou ao goleiro uma boa educação. Mas há aqueles que defendem a idéia de que a pessoa já nasce com uma inclinação para o crime. Enfim, temos que concordar com o filósofo Epicuro. Ele ensinava que o dinheiro e a riqueza não protegem do mal.

A educação é uma forma de domesticar e fornecer autocontrole ao ser humano. Mas não podemos culpar apenas a péssima qualidade do ensino brasileiro. O grande problema da nossa sociedade é a falta de temor de Deus. Temor, não no sentido de ter medo, mas de reverência, respeito para com o sagrado. Na Bíblia a expressão temor do Senhor traduz o modo responsivo de viver diante de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Esse temor é cultivado na vida de oração e adoração, tanto individual quanto coletiva. É o temor do Senhor que dá a percepção do sagrado. A vida humana é sagrada. A natureza é sagrada. O lugar da presença de Deus é sagrado. Quando nos deparamos com a presença do sagrado nossa reação deve ser de profunda reverência.

As pessoas cometem atos de violência por não temer a Deus. Como não temem a Deus, não possuem a percepção do sagrado e, portanto, não o reverenciam. Em algum lugar do passado a Igreja deixou de ensinar o temor ao Senhor, a reverência, o respeito. Hoje ela deve com coragem e ousadia dizer como o salmista: “Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR” (Salmos 34:11).




Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: