MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O ESTANDARTE – CARTA A SER CONHECIDA E LIDA

“Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens”. (2 Co 3:2 )

Muito se tem discutido sobre a importância da comunicação para o estabelecimento de uma organização. Comunicação é tornar comum uma mensagem, uma idéia. É, também, a forma como as pessoas se relacionam trocando experiências, sentimentos, informações, transformando e sendo transformadas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado. A comunicação está presente em nosso cotidiano.  Na conversa do botequim, no gesto de aprovação ou reprovação, no sinal de trânsito, no trabalho, na escola, na igreja, no diálogo entre surdos-mudos. É praticamente impossível dissociar nossa vida, nossas necessidades, da comunicação.

A inserção do protestantismo no Brasil se deve, em boa parte, ao uso da comunicação escrita. Os primeiros missionários protestantes tiveram, desde o início, uma preocupação em criar um veículo de comunicação impressa. Os Presbiterianos tomaram a iniciativa, e, em 5 de novembro de 1864 é lançado o primeiro número do jornal  Imprensa Evangélica, fundado pelo Rev. Ashbel Green Simonton. O jornal  tinha a clara intenção de oferecer ao público letrado brasileiro o ideário presbiteriano e calvinista. No final do século XIX o jornal Imprensa Evangélica deixa de ser publicado e surge em seu lugar O Estandarte, fundado em 7 de janeiro de 1893 por lideranças nacionais - Rev. Eduardo Carlos Pereira, Rev. Bento Ferraz e Presb. Joaquim Alves Corrêa. O Rev. Vicente Themudo Lessa, no livro "Annaes da 1ª Egreja Presbyteriana de São Paulo", publicado em 1938, afirma, no lançamento do primeiro número, que O Estandarte era bem redigido e com excelente noticiário. Ainda segundo Lessa um texto de apresentação dizia o seguinte: "Vimos occupar, na imprensa de nosso paiz, o logar que, por largos annos, occupou a Imprensa Evangelica, ha pouco extincta. Nosso programma, porém, é mais comprehensivo, de accordo com os novos tempos”.

Assim como os cristãos de Corinto eram a carta de apresentação do apóstolo Paulo, O Estandarte é a carta de apresentação da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. É o jornal evangélico mais antigo do nosso país.  No dia 7 de janeiro de 2011 completou 118 anos. Mais um ano exercendo influência, orientação e unindo o povo Presbiteriano Independente. Como carta O Estandarte deve ser conhecido e lido por toda a Igreja. Portanto, além de conhecer e ler devemos ser gratos a Deus por este jornal, orando pela equipe editorial, colaboradores, assinantes e lutando para que todo lar Presbiteriano Independente espalhado no Brasil tenha uma assinatura d’O Estandarte.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: