MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 1 de abril de 2011

FILHOS DA LUZ

“Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” (Ef 5.8b e 9 NTLH)

O ex-vice-presidente da República, José de Alencar, faleceu na última terça-feira, 29 de março, em São Paulo. Mineiro de Muriaé, o empresário do setor têxtil que entrou para a política e transformou-se em vice do ex-presidente Lula, estava internado no Hospital Sírio-Libanês. Alencar lutava contra um câncer desde a década de 90. Ao longo destes anos foi submetido a 17 cirurgias. A primeira delas foi em 1997, quando passou por um procedimento no rim e no estômago. Desde 2006, foram vários procedimentos para tratar o câncer no abdome. Uma das mais complicadas operações foi realizada em janeiro de 2009, quando o ex-vice-presidente ficou por 17 horas em uma sala de cirurgia. José de Alencar, através da sua luta contra a doença, firmou uma imagem positiva, de guerreiro e otimista. Muitos afirmavam que sua força vinha da fé em Deus.

Outros fatos envolvendo a fé ocuparam espaço na mídia na ultima semana. O pastor e deputado Marcos Feliciano, usou um micro blog na internet para afirmar que as dificuldades enfrentadas pelo continente africano são provenientes de uma maldição, vinda dos tempos de Noé. A reação de vários seguimentos da sociedade foi imediata. E o parlamentar pode enfrentar processo na câmara e na justiça, se a afirmação for considerada crime de racismo. Também um ataque de mulçumanos ao Escritório da ONU no Afeganistão, deixando vários mortos e feridos, chamou a atenção da imprensa mundial.  O motivo do protesto foi a queima de um exemplar do Alcorão promovida pelo pastor Wayne Sapp em 20 de março, em uma igreja da Flórida, nos EUA. Estes dois pastores firmaram uma imagem de radicalismo, intolerância, e disseminadores do ódio.

Para um tempo como o nosso o apóstolo Paulo deixa uma receita preciosa para uma vida bonita e que impressiona. Viver como filhos da luz. Significa ter a certeza de que ninguém e nada pode denegrir a nossa imagem. Pois ela não é fabricada por marqueteiro, mas é o reflexo da comunhão com a luz de Deus. Paulo afirma ainda que a luz produz uma colheita de bondade, honestidade e verdade. E exorta seus leitores a não participarem das coisas sem valor, próprias da escuridão, que os outros fazem. Ao contrário eles deveriam trazer tudo para a luz (Ef 5.11).

Não nos compete fazer nenhum juízo de valor. Mas ao trazer os fatos mencionados acima para a luz e ao analisá-los na perspectiva da colheita, quem mais se parece com um filho da luz? Alencar foi sepultado com honras de chefe de estado e colheu uma homenagem de milhões de brasileiros. O pastor Feliciano colheu uma forte reação dos afrodescendentes e das instituições de combate ao preconceito e ao racismo. O pastor Saap colheu um protesto violento dos mulçumanos. Precisamos levar a sério e praticar a receita de Efésios capítulo cinco, se queremos ser reconhecidos como filhos da luz.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

4 comentários:

Joá Dijú disse...

Parabéns pela sensibilidade demonstrada no artigo, pontuando exatamente o que esses acontecimentos exalam para a sociedade em geral. De fato, existe a necessidade de alguns "filhos da luz" se revestirem mais o novo em seus comentários e menos do velho eu, a fim de expressar para o mundo em palavras e ações a plena humanidade vivida por Jesus.
Abraço.

Comunicação Social na UFGD disse...

Pastor, o dom da palavra falada e escrita não é pra qualquer um, e o senhor consegue alcançar os corações em seus dizeres, sempre. Obrigada mais uma vez pelo artigo que sempre põe nossa mente para refletir e expandir. Abraços e muitas alegrias!

Cleiri-Arapongas-PR disse...

Sem dúvida, o valente Alencar!!!
Parabéns, Revº Ezequiel!
Gostei! Concordo plenamente.
Quanto às atitudes dos "pastores"...
INDIGNAÇÃO! Atitudes inconsequentes!
FEIO D ++++++++++++++++++++++

FRAPE ENGENHARIA disse...

Gostei do artigo. Só discordo no seguinte aspecto com relação ao político vice presidente que permaneceu calado diante de escandalos e fraudes como as do mensalão do PT.