MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A EXPECTATIVA DA CRIAÇÃO

“Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Romanos 8.22)

Tivemos dias de frio intenso este ano.  Em nossa região, a temperatura despencou provocando uma sensação térmica há muito tempo não percebida.  O inverno tem o seu charme. Quando se reúnem, as pessoas ficam mais próximas umas das outras. Pode ser em volta de uma mesa com a família ou amigos apreciando um bom vinho; pode ser em volta de uma fogueira com o chimarrão correndo de mão em mão. Nessas ocasiões há muita história, muito causo, muita conversa, muito aconchego, muitas gargalhadas. Além disso, as pessoas ficam mais elegantes com roupas de inverno.

Mas o verão também tem suas peculiaridades. Céu azul, calor, nuvens brancas. Muitos preferem esta estação por terem a água como aliada. Podem lavar as mãos, o rosto, jogá-la pra cima, tomar vários banhos ou ir à praia. Assim também são as outras estações: o outono com seus frutos e a primavera com suas lindas flores.

No entanto, nada existe de mais agradável do que viver intensamente os dias que o Senhor nos concede, seja no inverno, verão, outono ou primavera. Cada dia é um presente, uma dádiva, uma maravilha que Deus concede aos seus filhos.

Sabemos que junto com a beleza da criação há muito sofrimento e dor. Há muita violência, atos desumanos, muita poluição no ar, nos rios, muito desmatamento, muita destruição causada pelo homem. Também a natureza geme e sofre como nós sofremos. Ela aguarda com paciência e esperança o futuro de Deus. Nós também aguardarmos o estabelecimento definitivo do Reino de Deus quando todos os espinhos, todas ervas daninhas, todo o pecado, toda corrupção, toda lágrima, morte, tristeza desaparecerão. Quando participaremos da libertação gloriosa que Deus iniciou com seu filho Jesus Cristo.

Hoje toda a criação geme, sofre. Por esta razão precisamos fazer diferença no ambiente em que estamos inseridos. Utilizado cada vez mais o amor, a bondade, a solidariedade, o geste de carinho e amizade para com o próximo. Adotando medidas eficientes para economizar água, energia, combustível. Agindo com sabedoria em relação ao lixo que produzimos. Participando ativamente de movimentos que lutam pela preservação das nossas florestas. Isso é ter os olhos no futuro de Deus e os pés no chão, é esperar a nossa redenção e agir como cidadão consciente e responsável.

O dia de hoje é passageiro. Pode estar calor, frio ou chovendo. Devemos aproveitar bem o dia que Deus nos dá testemunhando sobre o Reino de Deus. A cada dia, com palavras e gestos, devemos anunciar a expectativa da redenção de toda a criação.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: