MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SOLIDARIEDADE SEM LIMITES

 “Mas Jesus respondeu: Eles não precisam ir embora. Dêem vocês mesmos comida a eles” (Mt 14.16)


Quando estamos confortavelmente sentados no sofá da sala, vendo TV, e o noticiário apresenta imagens de crianças famintas, vivendo em condições sub-humanas,  o mínimo que sentimos é dó, pena. Às vezes, até construímos na face um ar de tristeza. Mas o que precisamos mesmo é de solidariedade sem limites.

Albert Schweitzer foi uma pessoa que ensinou, com o seu exemplo de vida, o que de fato é solidariedade. Nascido na Alemanha em 1875 formou-se em teologia e filosofia na Universidade de Strasbourg, onde também obteve seu grau de doutor. Aos trinta anos trabalhava numa das mais notáveis universidades européias, tinha uma grande reputação como músico e prestígio como pastor de sua Igreja. Em 1905, motivado por um pedido da África, que tinha carência de médicos, decidiu voltar aos bancos escolares e estudar medicina. Aos trinta e seis anos, junto com sua esposa que era enfermeira, embarcou para Lmbaréné, no Gabão. Em condições precárias, montou um consultório em um antigo galinheiro onde atendia os doentes e ensinava o Evangelho. Mas tarde conseguiu recursos para montar um hospital em uma área mais propícia, passando a atender os doentes com a ajuda de uma equipe de profissionais. Faleceu em 1965, aos noventa anos de idade e foi sepultado na mesma cidade onde serviu como médico e pastor.

Solidariedade é isso, é deixar a zona de conforto e buscar atender a necessidade do outro. Quando Jesus viu aquela grande multidão, ficou com muita pena deles, mas não ficou parado, agiu e curou os seus doentes. Mais tarde, os discípulos dizem: “Mestre, já é tarde, e este lugar é deserto. Mande essa gente embora, a fim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer”. E Jesus responde: “Sigam o meu exemplo. Eles não precisam ir embora. Dêem vocês mesmos comida a eles”. Eles encontraram um menino solidário que entregou tudo o que possuía: apenas dois peixes e cinco pães. Com essa oferta Jesus realiza um milagre e toda a multidão é alimentada.

Portanto, não há limites para a solidariedade. Quem quase nada tem, ainda tem o suficiente para ajudar o próximo. O que não podemos é ter conhecimento das carências do próximo e ficar apenas com dó e ar de triste. Ser solidário é agir, é providenciar meios e recurso para o bem estar do outro.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: