MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A GALINHA E A ÁGUIA

"(...) corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus (...)” (Hb 12.1-2)

Muitos pregadores gostam de comparar a vida cristã com uma galinha ou com a águia. A galinha tem uma visão lateral que não lhe permite fixar os dois olhos num mesmo alvo. Para pegar um grão ela inclina a cabeça porque o vê com apenas um dos olhos. Existem cristãos como galinhas, que têm olhos laterais, que nunca olham simultaneamente na mesma direção. Tais cristãos são bem retratados pelo exemplo do filho pródigo (Lc 15.11). Um olho estava no pai, o outro no mundo.

A galinha só olha para os lados e para baixo! Nunca para o alto. Toda a sua expectativa está ligada ao chão. A galinha tem asas, mas não levanta vôo. Ela tem olhos, mão não visão definida. Tem bico, mas não ataca. Tem pés, porém não é ligeira. Tem garras, mas não se defende. Seu mundo se resume há num quintal. Quem, como uma galinha, tem olhar dispersivo ou vive olhando para o chão, jamais terá uma visão real de Jesus e do seu Reino.

Já as águias são notáveis pelo vigor e tamanho. Seus olhos muito grandes e frontais lhe proporcionam uma visão ampla, panorâmica. Todos os animais que têm olhos frontais são caçadores. A águia prefere alimentar-se de animais vivos – pequenos mamíferos, aves, cobras, peixes, insetos. Não come nada em estado de decomposição. Tampouco bebe água suja. Suas possantes asas lhe permitem um vôo impetuoso, porém seguro e bem direcionado.

Cristãos com visão de águia são retratados na Palavra de Deus. Estevão teve uma visão de Jesus, e seu rosto brilhou (Atos 6.15 e 7.55). Paulo, quando se deparou com Jesus, caiu prostrado ao chão (Atos 9.4). O apóstolo João relata: “quando o vi, caí a seus pés como morto” (Ap 1:17). Esses cristãos conseguiram ir além da visão lateral da galinha, com uma visão frontal e ampla da águia contemplaram a Jesus Cristo e o seu Reino.

Sempre que ouço ou leio sobre essas comparações sou induzido a aceitar a hipótese de que há cristãos de duas categorias. Os que têm visão de galinha, lateral, periférica, voltada para o chão e os que têm visão de águia, frontal, ampla, panorâmica voltada para além da realidade do chão.

Mas na verdade, os cristãos autênticos têm as duas visões ao mesmo tempo. Eles têm a visão lateral, periférica, voltada para o seu quintal, seu mundo, seu tempo. Conhecem bem a realidade sócio-política e econômica, mas não se deixam amoldar por ela porque têm também a visão ampla, panorâmica que lhes permitem enxergar os valores e princípios do Reino de Deus.

Jesus quer se revelar a nós e ampliar nossa visão para além dos limites do nosso quintal.  Deus nos habilitou a enxergar o nosso mundo com discernimento, sem distração, sem dispersão e confrontá-lo com as exigências do Reino de Deus. Para isso precisamos correr a carreira olhando para Jesus, isto é, ter a visão da galinha e a visão da águia.


Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz


Nenhum comentário: