MEUS PARCEIROS

sábado, 26 de novembro de 2011

ADVENTO: ALEGRIA E VIGILANCIA

“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor” (Mt 24.42).

Último domingo de novembro. O mês de dezembro já está às portas e com ele o final do ano! Como o tempo passa ligeiro! Logo, logo estaremos comemorando a chegada de 2012.  Mais um ano novo! No entanto para os cristãos, o novo ano começa hoje. É isso mesmo! Hoje! No calendário Cristão, estamos no primeiro domingo de Advento, e com ele inicia-se mais um Ano Eclesiástico ou Ano Litúrgico, que é distinto do Ano Civil. Para os cristãos o Advento tem como marca a alegria e a vigilância.

A palavra "advento" significa literalmente "vinda, chegada". O período abrange os quatro últimos domingos antes do Natal. O Advento é muito importante, pois marca um período de festividades da Igreja Cristã. É um tempo de preparação para lembrar o nascimento do Salvador Jesus, o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Além disso, o Advento é uma convocação para nos prepararmos de forma especial e séria para a segunda vinda de Cristo.

Sendo assim o Advento é um período de intensa alegria por dói motivos. Um está relacionada ao passado. Refere-se ao cumprimento das profecias sobre o Messias.  "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz" (Is 9.2). As profecias se cumpriram em um tempo marcado geograficamente, “tendo Jesus nascido em Belém da Judéia” e historicamente, “em dias do rei Herodes” (Mt 2.1). Para nós, filhos de Deus, Advento trata, em primeiro lugar, da grande alegria – do nascimento de Jesus. O outro está relacionado ao futuro. Advento é alegria antecipada! Quando olhamos para o nosso mundo com todos os seus pecados, injustiças, violências, guerras, misérias e ganâncias, sabemos que ele não está entregue a sua própria sorte. A humanidade tem um futuro. Esse futuro chama-se Reino de Deus.  O Advento nos chama para antecipar a alegria do estabelecimento definitivo do Reino de Deus. Reino que foi inaugurando com o nascimento do menino Jesus em Belém da Judéia e que será concretizado com a segunda vinda do Senhor Jesus.

Vivemos entre a alegria do cumprimento das profecias sobre o nascimento de Jesus e da alegria que antecipa a concretização do Reino de Deus. Como não sabemos nem a hora e nem o dia da volta de Jesus somos alertados a vigiar e orar sempre, não apenas nos quatro domingos de Advento. Estar em vigilância significa compromisso pela fé com a verdadeira Igreja de Cristo. Significa também engajamento com todos os valores, princípios e exigências do Reino de Deus.

Portanto, como Igreja devemos proclamar com palavras e ações, que o Reino de Deus já veio com o nascimento de Jesus, mas ainda não se concretizou. Também com palavras e ações devemos demonstrar que esperamos para breve o estabelecimento definitivo do Reino. A ordem no Advento é alegrem-se, preparem-se vigiado e orando. Amém!

Soli Deo Glória
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: