MEUS PARCEIROS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

COMENDO UM SACO DE SAL


“Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jr 1.5)

A revista “Isto É” do dia 23 de janeiro entrevistou o professor americano Frank Paratnoy, autor do livro “Como Fazer a Escolha Certa na Hora Certa”, recém-lançado no Brasil e que já vendeu mais de 700 mil cópias apenas na Amazon. Segundo a revista o livro é um contraponto de outro editado em 2005 e de autoria de Malconlm Gladwell, jornalista americano, com o título “Blink, a Decisão num Piscar de Olhos”, que vendeu em apenas um ano mais de 500 mil exemplares. Gladwell defende a ideia de que agir por impulso é uma maneira de tomar decisões acertadas com base na intuição. Mas o professor Paratnoy entende que a ação por impulso está transformando os humanos em animais irracionais. Ele defende a ideia da procrastinação responsável, da necessidade de se pensar, refletir, comer um saco de sal ante de tomar qualquer decisão.

A tecnologia e as redes sociais são ferramentas fantásticas, mas estão piorando o nosso senso de pressa e de urgência. Por influências destas ferramentas somos tentados a dar uma resposta imediata para tudo. Geralmente nossas primeiras reações são tendenciosas e erradas. Não nos dão tempo para refletir.

Em nossos dias, diante de tantas pessoas que se apresentam como profetas, temos que ter muita prudência. Muita gente, mal ouve um desses profetas e já abrem as portas de suas casas, vão logo se ajoelhando e chamando-os de homens de Deus. Isto é no mínimo leviandade. Um velho senhor aconselhando jovens disse: “Coma um saco de sal antes de fazer juízo e reconhecer tais pregadores como homem de Deus”.

Aqueles que são verdadeiramente profetas não tem vida fácil. Jeremias tem dificuldades em aceitar o chamado de Deus. Por fim o Senhor diz a ele: “Eu estou dando a mensagem que você deve anunciar e também estou dando a você poder sobre nações e reinos, poder para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar”. Uma missão nada fácil e muito impopular.

Portanto amados, não se precipitem. Antes de reconhecer alguém como homem de Deus coma um saco de sal. Pense, reflita, analise. Se ele só profetizar bênçãos, vitórias, curas, libertação, sucesso, prosperidade, fique atento. Homens de Deus profetizam bênçãos, mas também o juízo de Deus. Ele tem coragem para dizer: “Aos poderosos eu vou pregar, aos homens ricos vou proclamar, que a injustiça é contra Deus e a vil miséria insulta os céus”.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel luz

Nenhum comentário: