MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 28 de junho de 2013

DEMOCRACIA E LIBERDADE

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. (Gl 5.13)

Enquanto o Brasil jogava contra o Uruguai pela Copa das Confederações, na quarta-feira (26), o Congresso Nacional votava projetos importantes. Em pouco tempo o plenário do Senado Federal aprovou um projeto de lei que transforma a corrupção ativa e passiva em crime hediondo. Aprovou novas regras para a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados. Na mesma sintonia, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que reduz a zero as alíquotas das contribuições sociais para o PIS/Pasep com a finalidade de reduzir o custos do transporte público. Ainda na Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a proposta de emenda à Constituição que acaba com o voto secreto em processos de cassação de mandato. E os deputados derrubaram, em decisão quase unânime, o Projeto de Emenda Constitucional, conhecido como PEC 37.

Essa atitude inusitada do Congresso se deve a força das manifestações populares que dominaram as ruas de nosso país nos últimos dias. É um direto fundamental nas modernas democracias, a liberdade de expressar e manifestar livremente, opiniões, ideias e pensamentos. No Brasil esse direito é garantido pelo artigo 5º da Constituição de 1988, que no inciso XVI afirma que todos podem reunir-se pacificamente sem armas em locais públicos. Por isso foi emocionante ver o povo tomando as ruas democraticamente, e manifestando o descontentamento com os políticos.

Paulo escrevendo aos Gálatas lembra que Cristo os libertou para viverem em liberdade. Eles não deveriam deixar que a liberdade se tornasse uma desculpa para permitir que as inclinações maldosas da natureza humana os dominassem. Infelizmente, durante os protestos, muitos usaram da liberdade de manifestar para dar vazão a toda forma de violência. Saiam pelas ruas destruindo tudo que viam pela frente, saqueavam lojas, incendiavam veículos e outros atos de vandalismo. Tudo por não saberem utilizar democraticamente a liberdade que possuíam.

Como cristãos temos que usar a liberdade cristã de forma correta e abençoada. Para isso é necessário estar alerta, deixar que o Espírito Santo dirija as nossas vidas de forma a não obedecer aos desejos de nossa natureza humana. Assim podemos sair às ruas e manifestar nossa indignação, lembrando que o nosso protesto e a nossa vida devem produzir atitudes de amor e preocupação com o bem estar e o progresso de toda a sociedade brasileira.

Oremos para que a democracia e a liberdade sejam usadas para beneficio de nosso país.

Soli Deo Gloria

Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: