MEUS PARCEIROS

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OS CINCO SOLAS DA REFORMA

“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Rm 1.16, 17)


A igreja tem no Pentecostes (At 2) a sua certidão de nascimento. Mas com o correrdos séculos as doutrinas e práticas originais foram se modificando e se afastando sensivelmente da Bíblia. Muitas vozes se levantaram clamando por uma reforma na Igreja. Homens como João Huss, e tantos outros, foram mortos por defenderem seus ideais de conduta e fé. Dizem que no cárcere, sentenciado pelo papa para ser queimado vivo, João Huss disse: "Podem matar o ganso (huss em alemão é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar". João Huss morreu em 1415.

Aproximadamente cem anos depois surge o cisne, um monge agostiniano chamado Lutero, preocupado com o problema da salvação. Durante anos seguidos, estuda a Bíblia e descobre na carta de Paulo aos Romanos, que a salvação é através da fé em Jesus Cristo. Tradicionalmente, 3l de Outubro de 1517 é aceita como a data do nascimento do movimento reformador. Neste dia Martinho Lutero afixou as noventa e cinco teses nas portas da Catedral de Wittemberg. Suas ideias se espalharam rapidamente como fogo em palheiro. Provocaram mudanças profundas na igreja e na cultura ocidental.

Os estudos sobre as teses de Lutero deram origem a cinco princípios fundamentais da reforma protestante. São também conhecidos como “os cinco solas” da reforma.  A palavra latina “sola” significa “somente” em português. Os cinco princípios fundamentais, ou “solas” da Reforma Protestante são: Sola Scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola Gratia (somente a graça); Sola Fide (somente a fé) e Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

Parece-me que em nossos dias precisamos reafirmar os ensinos da Reforma. Ao comemorar mais um 31 de outubro é imprescindível que louvemos a Deus por este movimento que colocou a Igreja de volta na sua rota original. Ao mesmo tempo, temos que ter humildade para admitir que a chamada igreja evangélica de hoje necessita de uma nova reforma. Portanto, oremos para que ela venha e que Deus nos dê a coragem de assumi-la. Amém!


Soli Deo Gloria

Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: