MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

O AMANHÃ DE ALEGRIA


“Canta, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e, de todo o coração, exulta, ó filha de Jerusalém”. (Sf 3.14)


As celebrações do Natal já estão às portas. O final de 2018, logo ali. Estamos no terceiro domingo do Advento. É natural que muitos comecem a refletir sobre o que foram esses onze meses e meio.  Boas e más experiências marcaram essa caminhada até aqui. Provavelmente muitos trarão a memória os sorrisos, os abraços, as mãos estendidas, as palavras de apoio que lhes faltaram, que ficaram distantes em muitas situações adversas. Mas também recordarão as lições apreendidas da maneira mais dura em meio ao sofrimento. A tristeza tornou-se realidade e a felicidade um lampejo na memória. Dificuldades no relacionamento com pessoas amadas, problemas financeiros, enfermidades, perdas. Situações que nos abatem. Mas a boa noticia é que podemos ter esperança, porque o amanhã trará muita alegria.

Os textos bíblicos indicados para este domingo são um convite para nos alegramos com a expectativa da implantação definitiva do Reino de Deus. O profeta Sofonias em um hino de louvor conclama o povo a gritar de alegria, porque o Senhor, Rei de Israel, estava com o seu povo. A sentença contra o eles seria anulada, os inimigos destruídos e retornariam a sua terra natal. Isaías também fala da volta do povo para sua terra e que naquele dia eles sairiam com alegria e tirariam águas das fontes de salvação. Paulo escrevendo aos filipenses orienta-os a se alegrarem sempre no Senhor. Já o texto de Lucas nos apresenta João Batista exigindo que todos que o procuravam para o batismo dessem frutos de arrependimento sendo solidários, repartindo o que tinham com os mais necessitados. Quando o povo insinua que ele seria o Messias, ele aponta para Jesus. E o povo se alegra com a Boa Noticia, com o Evangelho de Jesus.

Portanto, mesmo vivendo experiências ruins, enfrentando dissabores e sofrimentos nós, que cremos em Jesus, podemos vislumbrar um amanhã repleto de alegrias e cantar louvores ao nosso Deus. A celebração do nascimento de Jesus deve ser realizada com muita alegria. Também a alegria deve ser a marca da nossa esperança na volta do Senhor para o estabelecimento definitivo do Reino de Deus. Enquanto aguardamos devemos dar sinais do Reino, vivendo com alegria e sendo solidário com os menos favorecidos.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: