MEUS PARCEIROS

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

ESPERANÇA NO AMANHÃ


“Fortaleçam as mãos cansadas, deem firmeza aos joelhos fracos. Digam aos desanimados: Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui” (Is 31.3-4).

Estamos sob a égide de um novo governo eleito no final do ano passado. Com a chegada do terceiro domingo do Advento se completa 11 meses e meio desde a posse do atual governo. E percebemos pelos menos três grupos em nosso meio. Os otimistas, que votaram no atual governo e depositam nele total confiança e não aceitam nenhum questionamento ou critica. Para esse grupo, tudo que vem do governo está corretíssimo. Temos outro grupo dos que votaram no atual governo, mas se decepcionaram, não acreditam mais nele e o abandonaram. Um terceiro grupo é formado pelos que não votaram no atual governo e, portanto e não acredita em melhora alguma, mas sim no enfraquecimento das esperanças do povo. Olhando para esse quadro nos deparamos com um ambiente de ódio, intrigas, intolerância, destruição, violência de toda natureza. Esta percepção gera desanimo e desesperança. Mas os cristãos, salvos por Jesus, independente de questões politicas ideológicas, devem alimentar sua esperança no amanhã de Deus.

O profeta Isaías usando uma linguagem linda, poética constrói uma mensagem com cores vivas para despertar a esperança e o ânimo dos filhos das tribos de Benjamim e Judá que estavam cativos sob o domínio dos babilônicos. Até a natureza pode oferecer uma nova realidade onde as flores cobrem o deserto e os cegos voltem a enxergar. Tiago, no capitulo cinco, depois de criticar os ricos que retém o salario dos trabalhadores e oprimem o pobre ele diz: “tenham paciência irmãos, não desanimem, pois o Senhor virá logo” (8).  Maria, em Lucas um, afirma no seu cântico que Deus se lembrou dos humildes e derrotará os orgulhosos e prepotentes. João Batista em Mateus 11 manda seus discípulos perguntarem a Jesus se ele era o messias ou deviam esperar outro. Jesus responde: digam a João que vocês estão vendo, os cegos veem, os coxos andam e aos pobres é pregado o evangelho.

Os textos bíblicos indicados para o Terceiro Domingo do Advento anunciam a proximidade do Reino de Deus para toda a humanidade. Este Reino foi inaugurado com o nascimento de Jesus em Belém de Judá. E nós que vivemos hoje podemos contemplar a beleza dessa obra e ser consolado e animado por ela. Portanto precisamos olhar para a mensagem do Advento e encontrar pistas que nos dê esperança quanto ao amanhã, mesmo diante das lutas, decepções e frustrações de hoje. Advento é anunciar que o Natal é o Reino de Deus inaugurado, mas também é anuncio da volta de Jesus para implantar o Reino de forma definitiva. Portanto não desanimem, vamos alimentar nossa esperança no amanhã de Deus.

Rev. Ezequiel Luz




Nenhum comentário: