MEUS PARCEIROS

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

JOÃO BATISTA


“Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!” (Mt 3.2).

Tudo o que temos visto nestes dias, enfeites, luzes, comércio movimentado, emoldura esta época do ano de comemorações natalinas. Este Segundo Domingo do Advento é também o dia da Bíblia.  E você é convidado a refletir sobre sua vida a partir da experiência de um personagem bíblico: João Batista. Não é possível passar pelo Advento sem refletir sobre este personagem e sua mensagem.

João Batista é uma figura exótica e desafiadora. Seu nascimento foi predito de forma espetacular. O pai é o sacerdote Zacarias. Durante o exercício do seu ministério no templo, um anjo revela que sua mulher Isabel dará a luz um filho cujo nome será João. Já adulto, vive no deserto trajando uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro. A alimentação era de gafanhotos e mel do mato. Andava pelo deserto pregando a urgência do arrependimento. Ele era a voz que clamava do deserto. Profecias indicavam ser ele o precursor do Messias, o mensageiro que prepararia o caminho para a chegada de Jesus.

Duas coisas me chamam a atenção quando penso em João Batista. Primeiro é sua pregação incisiva, direta, sem rodeios. Ele não se preocupava em agradar seus ouvintes. Sua mensagem era uma convocação para uma mudança radical nas atitudes e comportamentos. Aponta para a urgência do arrependimento para a remissão dos pecados, pois o Reino de Deus estava chegando. Segundo é sua coragem. Desprendeu-se de tudo que pudesse significar segurança e conforto. Correu o risco para servir com fidelidade o seu Deus. Terminou seu ministério sendo preso, condenado e decapitado.

Hoje a igreja tem dificuldade com pregadores como João Batista. Prefere os mensageiros de bênção, libertação, prosperidade sem a necessidade de arrependimento e mudança de vida. Mas neste Dia da Bíblia, os textos indicados no lecionário comum revisado falam de uma mensagem radical. Isaias 11 anuncia a chegada de um reino de plena harmonia e paz. Davi no Salmo 72 pede sabedoria para julgar com justiça os pobres. Romanos 15 nos alerta para acolhermos uns aos outros com amor e João Batista nos chama ao arrependimento em virtude da chegada do Reino de Deus.

Portanto, hoje, segundo domingo de Advento, temos a oportunidade de confessar nossas falhas e pecados e pedir perdão a Deus por dar guarida ao fascismo, a misoginia, ao racismo, a violência contra os pobres e a valores que não são os do Reino de Deus. Os frutos do nosso arrependimento serão percebidos na aceitação e relação fraterna com o nosso próximo. Também serão percebidos no testemunho corajoso da Igreja quando esta for fiel à radicalidade do evangelho de Jesus Cristo. Agindo assim a Igreja estará preparando o caminho para a volta do Messias. Amém!

Rev. Ezequiel Luz



Nenhum comentário: