MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O BIG BROTHER E A VIDA CRISTÃ

“Por estarem unidos com Cristo Jesus, vocês foram enriquecidos em tudo, tanto no dom de anunciar o evangelho como no dom da sabedoria espiritual”. (1Co 1.4,5 NTLH).


A Rede Globo brinda o grande público com mais um Big Brother. Oitava edição! São oito anos de embrutecimento intelectual do povo brasileiro proporcionado pela “Vênus Platinada”. Ela se aproveita da baixa qualidade da educação brasileira para repassar o lixo cultural importado. E os participantes, se valem de atributos físicos, da falta de caráter e de valores para conseguir vencer e abocanhar o prêmio de um milhão de reais. São atitudes que marcam o tempo em que vivemos. Somos valorizados pelo sucesso, pelo exterior, pelos bens que conseguimos adquirir. Não somos valorizados pelo que somos. Para a nossa época é importante o ter, não importa como você consegue.


Quão diferente é o cristianismo. Paulo, escrevendo a igreja de Corinto, agradece a Deus pela graça concedida a eles. E diz mais ainda: que eles foram enriquecidos com o privilégio de anunciar o evangelho e com o dom da sabedoria espiritual. Duas coisas são ressaltadas por Paulo. O diálogo com as pessoas (anunciar o evangelho) está relacionado com o diálogo com Deus (sabedoria espiritual). João ensina o mesmo em 1ª João 4.20. “Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. Quem está aberto para o relacionamento com Deus deve também estar aberto para o relacionamento com o próximo. Isso tem sérias implicações para o testemunho da Igreja.


Como é bom quando somos valorizados. Quando alguém reconhece que somos enriquecidos espiritualmente. Portanto, devemos fazer o mesmo. Olhar para nosso próximo, seja ele irmão na fé ou não, e valorizar suas qualidades. Nada de implicâncias, intolerâncias, azedumes, rejeição. No Big Brother, os participantes são levados a desconsiderar, a eliminar o outro. Na Igreja somos estimulados pela palavra de Deus a considerar, a respeitar, a incluir o outro. Para isso é que somos enriquecidos em tudo. Amém!


Rev. Ezequiel Luz

2 comentários:

Anônimo disse...

Eh isso ai! o BBB comete uma violência com a pessoa humana. Confinam pessoas, exigem que elas se relacianem e depois têm que eliminar um.

Anônimo disse...

Gostei! Aliás gosto de tudo que você faz. Beijos