MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 9 de maio de 2008

AS MÃES E O PENTECOSTES

Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas (1Sm 2.21). Ao cumprir-se o dia de Pentecostes (...) todos ficaram cheios do Espírito Santo (At 2:1-4).

Muitos afirmam que a Igreja é a nossa mãe espiritual. Mas quem é a mãe da Igreja? Ou quem a gerou? É estranho pensar em alguém gerando, dando a luz a Igreja, no entanto ela nasceu no dia de Pentecostes. O desejo de ter um povo é uma idéia do coração do próprio Deus e está presente no Antigo Testamento. Parece ser este também o sonho de Jesus Cristo. Sonho que ganha concretude no dia de Pentecoste.

Dentro do calendário cristão hoje é Domingo de Pentecostes e é também o Dia das Mães. A palavra “pentecostes” que dizer cinqüenta dias. Ela denomina uma festa judaica celebrada cinqüenta dias após a páscoa. Era uma ocasião de ações de graças e alegria pela colheita, celebrada no templo com sacrifícios (Lv. 23:15-21). Foi durante as comemorações desta festa que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus de forma visível e contundente. Com a descida do Espírito Santo os discípulos, cheios de poder e ousadia, espalharam a idéia de igreja por todo o mundo. Sendo assim é possível pensar a Trindade como mãe da Igreja.

O Dia das Mães está ligado a uma jovem, Ana Jarvis, que convocou uma reunião com um grupo de jovens da igreja Metodista para homenagear sua querida mãe já falecida. Isso aconteceu em maio, segundo domingo, de 1907, em Virgínia, Estados Unidos. Mais tarde o "Dia das Mães" se tornou oficial em 1910, por decreto do governador de West Virgínia. A idéia de um dia especial para homenagear as mães se espalhou pelo mundo, e no Brasil, o presidente Getúlio Vargas decretou comemorativo o dia em 1932.

Portanto hoje, segundo domingo de maio, Dia das Mães, vamos prestar uma singela homenagem a estas mulheres que aconchegam a vida, embalam os sonhos, distribuem amor, carinho, dedicação aos seus filhos. Como não são perfeitas, para realizarem esta missão, necessitam da ajuda do Espírito Santo. Sendo também o Dia de Pentecostes devemos agradecer a Deus pelo Espírito Santo que da vida a Igreja, a mãe espiritual de todos os que crêem em Jesus como Senhor e Salvador. Como não é perfeita, a Igreja também precisa do Pentecostes acontecendo todos os dias, para que os cristãos sejam marcados pelo Espírito Santo, vivam em comunhão e unidos proclamem a mensagem libertadora do Evangelho.

Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: