Dentro do calendário cristão hoje é Domingo de Pentecostes. A palavra “pentecostes” significa cinqüenta dias. Ela denomina uma festa judaica celebrada cinqüenta dias após a páscoa. Era uma ocasião de ações de graças e alegria pela colheita, celebrada no templo com sacrifícios (Lv. 23:15-21). O Pentecostes marca também, a inauguração da igreja cristã. Foi durante as comemorações dessa festa que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus de forma visível e contundente (At 2.1-4).
O Pentecostes é o cumprimento da profecia registrada em Joel Joel 2.28-32: “(...) derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas (...)”. Tanto no passado como hoje o Espírito Santo leva o crente a uma profunda experiência com Deus. Ele liberta a pessoa para a adoração, para o louvor, para comunhão e para a evangelização. Os velhos renovam seus sonhos. Os jovens ampliam seus horizontes com visões. Os fracos e oprimidos têm sua dignidade restaurada. Enfim, o Senhor faz novas todas as coisas.
E toda vez que o Espírito Santo se manifesta, a igreja tem sua vida renovada em celebração, comunhão e em testemunho. Ele veio com a missão de suprir todas as nossas carências, principalmente a maior delas que é a carência de Deus. Portanto celebrar a presença do Espírito Santo em nós e entre nós, liberta-nos para amar, celebrar e servir com alegria a Deus e ao próximo. Amém!
Rev. Ezequiel Luz