MEUS PARCEIROS

quarta-feira, 17 de junho de 2009

PAZ NECESSÁRIA

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo” (João 14:27)

No dia 4 de junho próximo passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez no Egito um discurso histórico voltado ao mundo muçulmano, no qual pediu uma era de paz, após anos de "suspeita e discórdia". Falando a um bilhão e meio de mulçumanos ele disse: "Eu vim ao Cairo para buscar um novo início entre os EUA e os muçulmanos pelo mundo. Enquanto nossa relação é definida por nossas diferenças, nós daremos poder àqueles que semeiam o ódio, e não a paz". No discurso o presidente Obama pediu a israelenses e palestinos que retomassem as paralisadas conversas de paz.

Esse pronunciamento faz parte da nova política externa norte-americana iniciada com a eleição de Barack Obama à presidência. Já houve passos importantes de aproximação com Cuba, também o presidente americano renovou sua oferta de diálogo com 0 Irã, com quem Washington rompeu sua relação em 1979. Todas essas atitudes revelam o desejo dos americanos de buscar a paz mundial. Mas eles não estão sozinhos nesta empreitada. Em diversos países acontecem passeatas, fóruns, debates, manifestações, pedindo paz. O mundo todo clama, grita por paz.

No Brasil, diante da violência urbana, muitos são os movimentos que também gritam por paz. Temos movimentos pela paz no campo, pela paz na cidade, pela paz nos estádios de futebol. Pode-se falar ainda de paz nas escolas, paz entre familiares, paz nos lares, paz na igreja.

Mas o que vem a ser essa tão propalada paz? Observe o texto acima. Jesus deixa claro que a paz é dádiva, é presente. “Deixo-vos a paz, a minha paz voz dou”. A paz não é resultado de um belo discurso do presidente da maior potência mundial. Também não e resultado do consenso na reunião da ONU. E muito menos resultado de manifestações, passeatas, movimentos. A paz é resultado do amor, da graça de Deus. Só pode ser recebida pela fé em Cristo Jesus.

Além de ser um presente a paz é inconfundível. “Não vo-la dou como a dá o mundo”. A paz que o mundo oferece é ilusão, fugaz, efêmera, passageira. Mas a paz que Cristo dá é duradoura, eterna, não depende das circunstancias. O mundo está em guerra? A violência assusta? Há muitas intrigas na família? Quem está em Cristo, vive em paz.

Entretanto, aquele que tem a paz verdadeira não é omisso, não cruza os braços ignorando os acontecimentos mundiais. Ele se manifesta contra a guerra, contra toda e qualquer forma de violência. Vai além, orando para que Deus intervenha dando paz ao coração do homem. Paz que a humanidade tanto necessita.


Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

2 comentários:

Anônimo disse...

A Paz que Cristo dá excede a todo entendimento e nos faz descansar em águas tranquilas mesmo em meio a uma tempestade. Temos Paz porque aprendemos a entregar tudo nas mãos de Deus. Graças a Deus por essa Paz!

Raquel Correia de Oliveira disse...

Graças a Deus por essa Paz!