MEUS PARCEIROS

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ESCONDER NÃO RESOLVE

“Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados” (Sl 32.5).

Fiquei indignado com as imagens das câmeras de segurança, que registraram o assassinato do coordenador social do AfroReggae, Evandro João da Silva, no início da madrugada de domingo, dia 18 de outubro, ao reagir a um assalto no centro da cidade do Rio de Janeiro. As mesmas câmeras de segurança registraram também a presença de dois policiais militares no local, que não prestaram socorro à vítima, e ainda chegaram a abordar os dois assaltantes responsáveis pelo crime, mas depois os liberaram, ficando com um par de tênis e uma jaqueta de Evandro.

Mais indignado fiquei quando na tarde de quarta-feira, 28 de outubro, assisti pela tevê a chegada do capitão Denis Leonardi Nogueira Bizarro e do cabo Marcos de Oliveira Salles, ao distrito policial para fazerem o reconhecimento de um dos suspeitos pelo crime. O capitão, diante da presença da imprensa, usou uma Bíblia para esconder o rosto.

Esta imagem me levou a pensar sobre o uso da Bíblia nos dias atuais. Alguns usam o Livro Sagrado para defenderem a busca por prosperidade, sucesso, poder, reconhecimento, fama. Outros a usam pra defender suas ideais e doutrinas. Há também aqueles que a usam para condenar quem age ou pensa diferente do seu grupo religioso. E agora descubro mais um uso. A Bíblia usada para esconder quem comete um crime.

Todos esses usos contrariam a própria Bíblia. Nela encontramos a afirmação de que não devemos amar o mundo nem o que há no mundo (1ª Jo 2.15,16). E os valores como prosperidade, sucesso, poder, reconhecimento, fama, defender, condenar são próprios do mundo. A Bíblia não esconde os erros e pecados dos seus personagens. Ela revela os erros de Moisés, de Davi, do povo hebreu, dos reis, dos profetas, dos sacerdotes, de Paulo, da igreja de Corinto. A Bíblia não esconde, ao contrário, revela a condição de pecador condenado do homem e aponta o caminho da salvação. Tentar esconder atrás da Bíblia não resolve nada.

A leitura das Escrituras deve levar cada um de nós a assumir a culpa pelo pecado, ao arrependimento, e à aceitação da graça do perdão revelado em Cristo Jesus. Agindo assim nossa consciência terá paz.
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: