MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O PAI E O PARDAL

Até o pardal achou um lar, (...) para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus. (Salmos 84:3)

Terminal rodoviário da Barra Funda, São Paulo. Enquanto aguardava o ônibus para Dourados, resolvi tomar um lanche. Na lanchonete em frente aos guichês de venda de passagens, ocupei uma mesa do lado de fora. Estava terminado o lanche quando um pardal pousou no chão. Uns três metros de onde estava. Fiquei observando. O pardal paulistano é diferente. Suas cores eram bem nítidas, mais limpas. Aqui em Dourados eles possuem um tom mais avermelhado. Culpa, talvez, da cor da nossa terra. Mas o comportamento dele era o mesmo dos nossos. Ele veio saltitando, arisco, olhando para todos os lados. Até que de repente pegou uma casquinha de pão e voou. Momentos depois ele voltou. Peguei um pedacinho da batata chips que estava comendo e atirei no chão. O pardal veio saltitando, arisco, olhando para todos os lados e ... pegou a batata e voou levando-a para os filhotes.

O pardal é a mais familiar das aves, encontrando-se em todos os locais habitados por pessoas. Pode ser uma metrópole como São Paulo ou uma cidade interiorana como Dourados. Aquele pardal, ali na rodoviária paulistana, estava se arriscando para dar o que comer aos seus filhos. O Salmista diz que até o pardal, a mais comum das aves, buscou um lugar para abrigar os filhotes perto do altar do Senhor.

Esse fato me fez pensar sobre a tendência moderna da qualificação. A largada da corrida em busca da qualificação para o mercado de trabalho foi deflagrada. Há inúmeros cursos de treinamentos em diversas áreas. A igreja também não escapa a essa tendência. Temos cursos de treinamentos para o homem, para a mulher para os casais, para os pais, para administrar o dinheiro da casa. Todos com fundamentação bíblica visando qualificar a família cristã.

Mesmo assim, encontro pessoas desapontadas, principalmente os pais. Com toda a qualificação recebida não conseguem êxitos na educação dos filhos. Parece-me que o problema é a confiança na qualificação. O rei Salomão ensina que os homens preparam os cavalos para a batalha, mas quem dá a vitória é Deus (Pv 21.31). Portanto, mesmo sendo qualificados os pais precisam depender de Deus para executar a tarefa de educar filhos. A melhor maneira para viver e ensinar essa dependência é fazer o que o pardal faz. Buscar um lugar perto do altar do Senhor para abrigar os filhos, isto é, encontrar tempo para orar por e com os filhos.

Permita-me fazer-lhe um apelo. Se você é pai, aproveite o dia de hoje, Dia dos Pais, de uma forma diferente. Assuma o compromisso de, todos os dias, proteger seus filhos perto do altar do Senhor.

Soli Deo Glória
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: