MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

NÃO SOMOS UM LIVRO VAZIO


“Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo” (Fp 4.5).

Ouvi, certa vez, uma narrativa que me impressionou. Um bibliotecário, funcionário de uma biblioteca pública muito frequentada, se entristecia com os espaços vazios deixados pelos livros retirados das estantes pelos usuários.   Teve então uma ideia. Mandou fazer umas caixas de madeira leve, do tamanho dos livros, e encapou com lidas capas. As caixas ficaram idênticas aos livros. Quando um livro era retirado pelo usuário ele colocava no lugar o livro de madeira e assim a estante continuava arrumada. Passado algum tempo algumas pessoas começaram a reclamar. Elas pegavam um livro e ficavam decepcionadas, pois a obra que tinham nas mãos estava vazia. Para resolver esta situação o bibliotecário colocou nos livros de madeira uma etiqueta com a seguinte informação: “livro vazio”.

A Igreja ao olhar para a criança frágil, pobre que nasceu na manjedoura de Belém, se curva em adoração ao Deus que se fez gente para salvar os pecadores. Esse mesmo Deus escreveu uma mensagem de salvação, de libertação e colocou em nossos corações. Não somos um livro vazio. Mas quantas pessoas já se decepcionaram conosco? Muitos deveriam trazer uma inscrição na testa alertando: “livro vazio”. Pois agarrados ao individualismo desprezam o próximo não sendo amáveis. Buscam ajudar a si mesmo através de realizações pessoais. Tornam-se idolatras, adorando a si mesmo através de suas realizações.

A cada ano os cristãos do mundo se preparam para o Advento. Um período de quatro semanas em que a Igreja se alegrando com nascimento de Cristo, reafirma a esperança na segunda vinda. Mas o Advento quer também ser um tempo de arrependimento, de reconhecimento que precisamos voltar a ser o que fomos chamados para ser: um livro com as boas novas de salvação. Por isso Deus nos deu a Bíblia. A cada leitura, a cada devoção um milagre acontece.  O Senhor escreve em nós a sua palavra, a sua vontade, o seu amor para com o ser humano.

Estamos bem próximos do Natal. Além de manifestar alegria com o nascimento de Jesus e a esperança em sua volta como Rei, devemos, também, se arrepender de atitudes egoístas e individualistas. Devemos orar para que o Espírito Santo nos transforme em pessoas solidárias e com um profundo amor ao próximo. Assim deixaremos de ser um livro vazio, para sermos um livro cheio das boas novas e que anuncia: “O Senhor virá logo”!

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: