MEUS PARCEIROS

sábado, 8 de dezembro de 2012

O CAMINHO INACABADO


“O SENHOR Todo-Poderoso diz: Eu enviarei o meu mensageiro para preparar o meu caminho” 
(Ml 3.1)

Não podemos passar pelo Advento sem nos deparar com o profeta João Batista. Ele é um personagem exótico que lembra-nos da mudança radical que devemos experimentar. Ele é a voz que clama, dizendo que no deserto da vida temos que preparar o caminho, abrir estradas retas para o Senhor passar. João Batista é o mensageiro anunciado pelo profeta Malaquias e que veio, como precursor, preparar o caminho para o Messias.
A mensagem de João Batista aponta para um processo de arrependimento e remissão de pecados. O batismo a céu aberto nas águas do Jordão era o sinal externo, visível dessa mudança de vida. Para João, uma nova vida incluía uma nova ética. Os batizados não poderiam cobrar mais do que o estipulado, não deveriam maltratar o próximo e nem dar falso testemunho. Por esta razão ele clama: Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados (Mt 3.8).
João Batista correu o risco da aventura, ao se desprender de tudo que pudesse significar segurança, conforto, proteção. Sabemos como ele terminou sua caminhada. Foi preso, condenado e decapitado. Admiramos pessoas assim. Mas sendo sinceros admitiremos que não conseguimos seguir o exemplo delas.
Mesmo impossibilitados de seguir na íntegra o exemplo de João Batista, temos, neste segundo domingo de Advento e Dia da Bíblia, a oportunidade de vivenciar um tempo de preparo para receber o Messias. Há, porém uma grande diferença entre o tempo de João e o nosso. O Messias já veio! Podemos conhecer e trilhar o caminho da mudança radical de vida. Portanto é tempo de confessar nossas falhas e pecados. É tempo de testemunhar, na relação fraterna com as pessoas, nosso empenho pela paz, pela reconciliação, pelo perdão. É tempo para demonstrar nossa luta em favor dos menos favorecidos e nosso compromisso com a justiça.
O caminho foi preparado e Jesus entrou na história humana. Mas o caminho está inacabado. Trilhamos por ele testemunhando a nossa esperança de que um dia ele será concretizado. A concretização se dará quando o Reino de Deus for definitivamente implantado. Enquanto esse dia não chega vamos caminhado e suplicando: Amém! Vem Senhor Jesus!
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: