MEUS PARCEIROS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

85 ANOS DA MISSÃO CAIUÁ

“(...) e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, (...)”(Ap 7.9)

A Missão Evangélica Caiuá, com sede em Dourados, MS, realiza trabalhos evangelísticos, assistenciais entre diversas tribos indígenas do país. Atualmente ela é uma parceria das Igrejas Presbiteriana do Brasil (IPB) e Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB). Tem por objetivo evangelizar o índio e habilitá-lo para a vida entre a sociedade branca, procurando preservar a identidade e os costumes da aldeia. E para isso oferece educação bilíngue em português e na língua falada pelos indígenas.

Sua origem se deve ao desejo do Rev. Albert Maxwell de ajudar o índio Kaiwá que vivia na região de Dourados na década de vinte. Como essa intenção o Rev. Maxwell vai até São Paulo e, através do apoio da Comissão Brasileira de Cooperação das Igrejas Evangélicas, organiza a Associação Evangélica de Catechese dos Índios em 28 de agosto de 1928. Esta associação sediada em São Paulo envia, através se suas respectivas igrejas, os seguintes missionários para Dourados: Rev. Albert S. Mawwell e sua esposa Mabel Maxwell através da Presbyterian Church in the United States, o médico Dr. Nelson de Araújo da Igreja Metodista, o agrônomo Sr. João José da Silva, sua esposa D. Guilhermina Alves da Silva, pela Igreja Presbiteriana do Brasil e o professor Esthon Marques da Igreja Presbiteriana Independente. É criada assim, a “Missão Evangélica Caiuá”.

Em 1942 o Rev. Maxwell contrai uma doença nos pulmões e deixa a Missão voltando para os Estados Unidos, com sua esposa e filhos. Para substituí-los foram designados o Rev. Orlando Andrade e sua esposa D. Lóide Bonfim de Andrade. Em vinte e três de setembro de 1943 o casal é admitido na Missão Caiuá com sustento proveniente da Missão Americana.

A Missão Caiuá mantém o Instituto Bíblico para a formação de lideranças indígenas, o Hospital e Maternidade Porta da Esperança, o Centrinho que acolhe crianças indígenas subnutridas para recuperação e a Escola de Ensino Fundamental Francisco Meireles, primeira escola bilíngue do Brasil. Além disso, através de convênios com o Governo Federal, atende em parceria com a SESAI (Secretária Especial de Saúde Indígena) do Ministério da Saúde, 62% da população indígena brasileira nas áreas de saúde e saneamento básico.

Louvemos a Deus pela Missão Caiuá, cuja atuação na saúde indígena é referência em todo o território nacional.

Soli Deo Gloria

Rev. Ezequiel Luz

Um comentário:

Daniel Mattoso disse...

Novidades: os Vídeos do Aniversário de 85 Anos da Missão Caiuá já estão no Youtube: http://tvipbdourados.com.br/aniversario-da-missao-caiua-85-anos