“Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus.” (Rm 1.16 NTLH)

João Batista viveu uma época também difícil e com muitos conflitos. O povo enfrentava a miséria e a dor. Preservar a vida, no seu sentido amplo, exigia muito esforço. Nessas circunstâncias é que João Batista leva a efeito sua missão de anunciar a vinda de Jesus Cristo como a luz do mundo (João 5.5-9). Testemunhar a respeito da luz foi à missão que Deus confiou a ele. Seu maior objetivo era ser fiel a essa vocação.
O apóstolo Paulo também viveu dias difíceis e de muitos desafios. Escreveu várias cartas para orientar os cristãos como enfrentar as dificuldades e manter a esperança. Aos Romanos, deixa clara a sua compreensão do evangelho, tanto doutrinariamente quanto na sua aplicação prática. Testemunhar a respeito do poder de Deus foi à missão confiada a ele. Foi fiel anunciando todo o plano de Deus. Proclamou o Evangelho, poder de Deus para a salvação de todo o que crê.
Ser cristão significa aceitar Jesus Cristo como a luz do mundo, como poder de Deus, como Senhor e Salvador. Isso tem como conseqüência viver, aqui e agora, o desafio do Evangelho. Para tanto não podemos nos acomodar ou se conformar como os tempos difíceis em que vivemos. Viver o Evangelho implica em um empenho para que situações provocadoras de dor, sofrimento, angústia, destruição e morte sejam transformadas em sinais concretos de vida.
Chega de olharmos para nós mesmos, de nos contentarmos com nossos cultos abençoados, de fecharmos nossos olhos para a realidade de dor e sofrimento ao nosso redor. Precisamos assumir nossa missão e colocarmos nossos dons, talentos, recursos a serviço da vida. É tempo de encarar os tempos difíceis que vivemos com esperança. Esperança na possibilidade de viver o compromisso com a “Missio Dei”. Esperança de que andar por meio da fé no poder de Deus capacita-nos a agirmos de acordo com a missão de levar luz para um mundo em trevas.
Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz
Rev. Ezequiel Luz